compete nomeá-los? Há algum critério estabelecido para a nomeação de conselhos directivos, pelo Governo Regional da Madeira, na hipótese de não haver eleições? Era só isto.

O Sr. José Luis Nunes (PS): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Era também para pedir esclarecimentos, Sr. Deputado?

O Sr. José Luis Nunes (PS): - Gostaria de responder a algumas das questões que o Sr. Deputado Vital Moreira acaba de levantar.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, deseja responder já ou ...

O Sr. José Luis Nunes (PS): - Sr. Presidente, então digo de outra forma: eu desejava dar esclarecimentos à Câmara em relação a este ponto. Pedia dois ou três minutos para o efeito.

O Sr. Presidente: - Está bem, Sr. Deputado. Eu concedo-lhe os dois ou três minutos que pede, mas talvez o Sr. Deputado Vital Moreira queira primeiro responder aos pedidos de esclarecimento feitos pelo Sr. Deputado Nunes de Sousa.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Sr. Presidente e Srs. Deputados: Perante o notório, evidente e público conhecimento dos factos que aqui trouxe à Assembleia da República, seria obrigatoriamente legítimo, da minha parte, esperar que por parte dos Deputados do PSD aqui presentes houvesse a quebra de silêncio que têm mantido em relação à prepotente atitude e medida de governo do PPD madeirense. Admito que tenha sido candura da minha parte mas certamente me reconhecerão o direito de julgar que não tinha, e não tenho, de suportar a continuação das atitudes do Governo Regional da Madeira através de um Deputado nesta Assembleia da República.

Vozes do PCP e do P§: - Muito bem!

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Isso é uma coisa intolerável, Sr. Deputado, que só traduz, ao fim e ao cabo, a mesma mentalidade que acusei no Governo Regional da Região em que o Sr. Deputado, a meu ver, reside.

A Sr.ª Ercília Talhadas (PCP): - Muito bem!

Vozes do PCP: - Muito bem!

venha a tomar?

O que está em causa, Sr. Deputado, é um princípio e esse princípio, disse, é retintamente fascista!

Vozes do PCP e PS: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado não se demarcou dele, o Sr. Deputado, pelo silêncio, tornou-se conivente passivo, senão activo, com esta medida do Governo Regional da Madeira.

Aplausos do PCP, PS e dos Deputados independentes Vital Rodrigues, Lopes Cardoso, Brás Pinto e Carmelinda Pereira.

O Sr. Nunes de Sousa (PSD): - Dá-me licença, Sr. Presidente?