fazer declarações de voto, sugeríamos que fossem reservadas para melhor oportunidade.

O Sr. Presidente: - Em face do que foi requerido, que é legal, é concedida a interrupção de trinta minutos.

O Sr. Acácio Barreiros (UDP):- Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Acácio Barreiros (UDP): - Sr. Presidente, era só para dizer que a UDP não prescinde da sua declaração de voto, e embora esteja do acordo em que a votação seja feita às 18 horas, deseja fazer a sua declaração de voto imediatamente após a votação.

A Sr.º- Zita Seabra (,PCP): - Dá-me licença Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Tenha a bondade, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Sr. Presidente, nós estamos de acordo cora a proposta feita pelo Partido Socialista, mas não prescindimos da nossa declaração de voto.

O Sr. Carlos Laje (PS): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Laje (PS): - Sr. Presidente, é preciso esclarecer que nós não sugerimos aos outros grupos parlamentares que prescindissem das suas declarações de voto. 0 que nós dissemos foi que íamos prescindir e sugerimos que os outros grupos parlamentares adiassem as suas declarações do voto para melhor oportunidade, como já tem sido feito, dado que nós, Grupo Parlamentar Socialista, temos o direito, ao abrigo do Regimento, a pelo menos três horas para discussão do projecto de lei que fixámos para ser discutido hoje e estamos já a ser prejudicados nesse direito pelo adiamento da discussão que acabámos de fazer.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Roseta.

Quanto ao problema das horas para a discussão dos projectos de lei sobre comissões de trabalhadores, a única solução será prolongar um pouco a sessão, mas faço notar que é exactamente o Partido Socialista que vem, com o pedido de interrupção dos trabalhos, agravar a situação e fazer com que a sessão acabe mais tarde.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Queria apenas dizer que pelo nosso lado não nos parece que seja aconselhável cortar o debate não fazendo hoje as declarações de voto, pois não tem grande sentido fazê-las daqui a um ou dois dias, quando a sua votação é feita hoje. Aliás, creio que as declarações de voto também não fazem perder muito tempo - pelo menos a nossa declaração de voto é curta -, e creio que terá mais sentido darmos hoje por findo o debate fazendo-as. E se for preciso, prolongar-se-á um pouco a sessão.

O Sr. Presidente: - Sendo assim, Srs. Deputados, vamos interromper os nossos trabalhos pelos trinta minutos requeridos, os quais são acrescentados ao intervalo habitual. Recomeçaremos, portanto, os nossos trabalhos às 18 horas e 5 minutos.

Eram 17 horas e 5 minutos.

A seguir ao intervalo assumiu a presidência o Sr. Vice-Presidente José Vitorino,

O Sr. Presidente: - Está reaberta a sessão.

Eram 18 horas e 15 minutos.

O Sr. Presidente: - Vamos proceder à votação na generalidade, separadamente, dos dois diplomas acabados de discutir.

O Sr. Vasco da Gama Fernandes (Indep.): - Peço a palavra para interrogar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Vasco da Gama Fernandes (Indep.): - Desejo que V. Ex.ª faça o favor de me informar se há algum despacho da presidência desta Câmara que, não permita aos Deputados independentes receber o Diário da Assembleia.

Estou praticamente em branco sobre aquilo que se vai votar - e não estou totalmente em branco porque tenho aqui o projecto de lei que o meu colega Vital Rodrigues gentil e amavelmente me ofereceu -, pois não posso pertencer às comissões, não tenho direito a isso como parente pobre que sou. Nestas condições, quero declarar à Câmara que a persistir esta maneira de trabalhar abster-me-ei a partir de agora na votação dos projectos de lei que forem aqui apresentados.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Vasco da Gama Fernandes, os Srs. Secretários da Mesa acabam de me informar de que já foi transmitido aos serviços