na reunião de hoje apenas dispõe de dois minutos. Se o Sr. Deputado exceder os dois minutos, o tempo será levado em conta na sessão de amanhã. Tenha a bondade, Sr. Deputado Lopes Cardoso.

O Sr. Lopes Cardoso (Indep.): - Sr. Presidente, antes de começar pretendia dar um esclarecimento, na medida em que V Ex. não linha obrigação de saber não pedi a para pedir esclarecimentos. [...] o que, nos lermos regimental, supondo que não conta para o tempo disponível.

O Sr Presidente: Esclareço o Sr. Deputado Lopes Cardoso de que o protesto com também para o tempo.

O Sr. Lopes Cardoso (Indep.): Não vou procurar com ultrapassar um dois minutos. Sr. Presidente.

O Sr Presidente: Eu sei [...] como e habitua!, e exceder os dois

O Sr Lopes Cardoso: (Indep) Vou tentar, Sr. Presidente.

retendo tumular um protesto porque houve nas afirmação do Sr. Deputado Pedro Roleta uma passagem que emendo que os Deputados presentes na

[...]não podem deixar passar em claro. Refiro-me a interpretarão que ele dá quanto ao sentido do voto daqueles que se encontram neste hemiciclo.

O Sr Deputado Pedro Roseta disse que aguardava voto da moção de hoje ao para concluir quem entendia beneficiar com a passagem deste Governo. Talvez.

PSD quando votou a fazer de outros Governos o [...] porque esperava beneficiar desses Governos. Mas eu penso que a maioria dos Deputados desta Assembleia votam a favor ou contra um Governo porque entendem que estão a beneficiar aqueles que aqui representam, isto e, o povo português, c não estão, de maneira nenhuma, a procurar benefícios para si próprio nem para o partido que representam. Um entendimento destes não dignifica os partidos, não dignifica a Assembleia e não pode ser passado sob silencio,

Vozes do PS: Muito bem!

O Sr Presidente Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Brito

O Sr Carlos Brito (PCP) Sr. Presidente.

do PSD, como é conhecimento geral, e o engenheiro Joaquim Lourenço bancada da imprensa estrangeira, assistindo ao debate e, evidentemente, não solidário com as posições do PSD, encontrava-se o Dr. Emídio Guerreiro, ex-secretário-geral desse partido, e na bancada do PSD encontrava-se o Dr. Sá Carneiro, ladeado do Deputado Pedro Roseta e do Deputado Bento Gonçalves, Olhando para este quadro, não se compreende que o PSD tenha razões para estar nervoso e desesperado?

Risos do PS.

O PSD apostou na revisão antecipada da Constituição. Perdeu. O PSD apostou num referendo e tudo indica que perdeu. O PSD apostou em levar o Governo Mota Pinto até às eleições intercalares e conseguir por essa forma não haver realmente eleições, mas sim realizar um plano concreto e directo de assalto ao Poder. Perdeu o PSD está hoje consciente de que em relação a consulta popular vai perder também.

Aplausos do PCP

Por tudo isto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, tomamos os insultos e as calúnias como o grito desesperado dos derrotados.

Aplausos do PCP

O Sr. Presidente: l em a palavra o Sr. Deputado Sousa Marque.

O Sr. Sousa Marques (PCP): Sr. Presidente, Srs. Deputados: O estado, a forma do Deputado Pedro Rosela são bem conhecidos e não merecem comentários. No entanto de lhe pedir algum conteúdo para as respostas que pedia claras, às perguntas que lhe vou fazer.

Já a Sr. Deputada Helena Roseta referiu aqui no ultimo dia que estava preparada pelo anterior Governo uma campanha no sentido de combater a abstenção pura as eleições.

Também hoje o Deputado Pedro Roseta garantiu que essa campanha estava preparada pelo defunto e enterrado Governo Mota Pinto

É compreensível que seja preocupante para a família do PSD que um Governo que estava a preparar uma campanha e nós imaginar , que campanha seria tenha sido demitido e Nem tudo por um Governo que pêlos vistos o PSD que a força que continue essa campanha.

A primeira questão que e põe e a de saber que campanha é essa. O PSD anula na dever de levar pela arreata e povo português me porque sabe que ele está cada vez mais consente.

Protestos do PSD.

O Orador: - Eu agradecia que me deixassem continuar.

O Sr. Presidente: Srs. Deputados peço a vossa atenção para o orador. Queira continuar, Sr. Deputado Sousa Marques.

O Orador: -Sr. Presidente, eu gostai ia de continuar, mas com todo este burburinho e