O Orador: - Os cristãos arriscam-se no mundo, mas não têm coberturas, o foi apenas isto que quis dizer na minha intervenção e nada mais.

Aplausos do CDS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Roseta.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Mais uma vez, e perante a passividade da Mesa, estamos perante uma situação pouco agradável, e eu advirto desde já que não voltarei a deixar passar em claro situações desde tipo ...

Risos do PS e do PCP.

... , que não voltarei a deixar passar em claro uma tal situação sem que proteste, é claro.

Vozes do PS e do PCP: - Ah!...

A Sr.ª Alda Nogueira (PCP): - Outra vez!!!

O Orador: - ... que se diz português, ou o partido que se diz socialista mas que é social-marxista prostituam esta Câmara ...

Vozes do PS: - Não apoiado!

O Orador: - ... com insultos desta ordem e que a Mesa o admita, porque se o fizer, nós, a partir de agora, deixaremos também de utilizar os nomes que esses partidos se atribuem.

A Aliança Democrática tem um nome que é público, que é conhecido, não é a Aliança dita democrática, não é a Aliança conservadora não-sei-quê, não é a Aliança reaccionária não-sei-quê ...

Risos do PS e do PCP.

É Lamentável que o Partido Socialista, usando sempre aquela duplicidade que é própria dos marxistas, critique, como acaba de fazer a Sr.ª Deputada Teresa Ambrósio, partidos que acusa de calúnias, injúrias, etc., fazendo ele próprio calúnias e injúrias, deturpando até os nomes e as realidades.

Vozes do PS: - É falso!

O Orador: - Portanto, eu gostaria que os Srs. Deputados utilizassem melhor o seu tempo...

Risos do PS e do PCP.

..., e se deixassem de passar o tempo em insultos e deturpações.

Embora aqui o caso seja um pouco diferente - como eu disse há pouco, e volto a repetir, o que o Partido Comunista diz não se escreve ...

Vozes do PCP: - Escreve-se, sim.

O Orador: - ..., nós até agora ainda damos o benefício da dúvida ao Partido Socialista ...

sos do PS.

..., e ainda admitimos que, pelo menos enquanto representar um terço dos Portugueses, ele ainda nos merece um mínimo de respeito. Mas se o Partido Socialista, depois daquilo que já se disse aqui ontem e mesmo esta manhã, vem repetir exactamente, numa cópia servil que nos espanta, aquilo que o Partido Comunista faz, pois então terá de contar com o nosso protesto.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Pedro Roseta, há pouco, o Sr. Deputado protestou contra certos termos e palavras que vieram da bancada do Partido Comunista e disse que não se incomodava nada porque o que vinha daquela bancada era um elogio e que lhe era indiferente o que eles afirmavam...

Risos do PCP.

Como é que o Sr. Deputado quer que a Presidência da Mesa tome uma atitude contra indivíduos que usam tais expressões, sendo elas recebidas deste modo?

Aplausos do PS, do PCP, dos Deputados independentes sociais-democratas e do Deputado independente Brás Pinto.

O Sr. Deputado Carlos Robalo (CDS): - Peço a palavra para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Carlos Robalo (CDS): - Sr. Presidente, efectivamente, penso que compete à Mesa avaliar as expressões que são aqui proferidas; é à Mesa que compete, com objectividade, analisar essas expressões.

0 meu partido está dentro de uma Aliança não dita mas na realidade democrática e naturalmente que não lhe agrada que V. Ex.ª permita que permanentemente se façam ofensas a uma aliança constituída por partidos representados neste Parlamento.

E faço ainda mais um reparo: lamentamos também que a Mesa permita que em determinadas bancadas, e quando proferem as suas intervenções alguns Deputados, se esteja num permanente brouhaha, sem que haja uma chamada de atenção e, em contrapartida, quando isso acontece de outras bancadas, automaticamente se pede aos Srs. Deputados para se calarem, como ainda ontem várias vezes aconteceu, sem se generalizar este comportamento.

O Sr. Severiano Falcão (PCP): - Ciumento!

O Orador: - Não sou ciumento ...