tão centralizadora da administração regional que asfixia por completo a própria autonomia municipal, como é conhecido de toda a gente.

O Sr. Salgado Zenha (.PS): - É o separatismo centralista!

O Orador: - Em segundo lugar, queria dizer ao Sr. Deputado Amândio de Azevedo que, realmente, e é pena, a Aliança Democrática, até ao presente momento, em que ainda não apresentou nenhum documento de fundo, de estratégia, de programa, não apresentou realmente nenhuma solução para os problemas nacionais. A imagem pública que dá é a de se interessar com protocolos, com amuos e ressentimentos e com a prática sistemática da violência verbal, conforme foi timbre de alguns Srs. Deputados durante este debate.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Do PS também!

O Orador: - Em último lugar, queria dizer ao Sr. Deputado que, em matéria de comparação de remanescentes, o Sr. Deputado Amândio de Azevedo talvez se pudesse voltar para trás e comparar as duas situações. E eu, que em matéria de aritmética nem sou muito forte, quanto a isso não tinha dificuldade absolutamente nenhuma...

De resto, o grande problema do PSD é realmente a sua falta de credibilidade como alternativa de Governo.

Protestos da Sr.ª Deputada Amélia de Azevedo.

O Orador: - Minha senhora, tenha calma e esteja tranquila . ...

Em matéria de credibilidade governativa da Aliança Democrática, a grande questão dos Portugueses -- e nessa ocasião haverá oportunidade de responder e de dar, portanto, uma satisfação à Sr.ª Deputada é a de saber se o Ministério da Aliança Democrática será o Ministério Helena Roseta, Lucas Pires, João Camossa, ou o Ministério João Jardim, Sousa Tavares, Cunha Simões...

Aplausos do PS.

O Sr. Amândio de Azevedo (PSD): - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Para que efeito?

O Sr. Amândio de Azevedo (PSD): - É para um contraprotesto, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Amândio de Azevedo (PSD): -Sr. Presidente, Srs. Deputados: Lamento profundamente que o Sr. Deputado Jaime Gama...

O Sr. Pedro Roseta (PSD):- Ex-Ministro ...

O Orador: -... tenha afirmado aquilo que afirmou na parte final do seu protesto.

Podia replicar-lhe enumerando outros tantos nomes do partido do Sr. Deputado ou de áreas que não têm nada a ver com ele. tal como enumerou nomes que não têm nada a ver com a Aliança Democrática. Mas sinceramente, acho que è descer muito baixo nesta Assembleia o enveredar por esse caminho, e por isso não lhe respondo. Contudo, não deixo de registar aqui que o Partido Socialista, uma vez mais. pela boca do Sr. Deputado Jaime Gama, está a dar um contributo, muito lamentável para a qualidade do debate que se está a travar aqui nesta Assembleia.

Gostaria de dizer ao Sr. Deputado Jaime Gama que, mais uma vez. ele se mostra informado, ou então - à luz das suas últimas afirmações - está a fazer afirmações maliciosas que sabe deturpadoras da própria realidade.

Já foi expressamente dito que na Aliança Democrática nunca se pôs qualquer problema de distribuição de lugares ou de distribuição de do acordo inicía-1 constava o princípio fundamental - como, aliás, foi largamente explicado à opinião pública - de que os partidos da Aliança concorreriam, em princípio, em listas separadas.

Risos do PS.

O Sr. Ferreira Lima (PS): - Olhe para a bancada do CDS ...

O Sr. Bento Gonçalves (PSD): - Estão agitados aí...

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peço silêncio!

O Orador: - Sr. Presidente, já que o presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista não consegue impor a ordem no seu grupo parlamentar, que ao menos seja o Sr. Presidente a fazê-lo...

Vozes do PS: - Está nervoso!

O Orador: - Estou a falar num tom já um bocadinho diferente. Não é que esteja nervoso, nem nada, ...

Vozes do PS: - Não! ...