O Orador: - ... não nos vem com certeza dar lições nem do Regimento nem da boa prática desta Câmara.

A Sr.ª Teresa Ambrósio (PS): - Muito bem!

O Orador: - Acho que deve adquirir os bons hábitos desta Casa e habituar-se àqueles que são bons e não salientar métodos de imposição...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ... por simples força numérica de soluções que são incorrectas e que são inconstitucionais.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Teodoro da Silva (PSD): - Isto é uma vergonha!

Protestos do PSD e do CDS.

O Sr. Sousa Tavares (Indep.): - Sr. Presidente, peço a palavra para protestar contra os termos utilizados pelo Sr. Deputado Carlos Laje.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Sousa Tavares (Indep.): - Sr. Deputado Carlos Laje, eu nunca me habituei a métodos de antitrabalho. Toda a minha vida fui uni homem que trabalhou...

Vozes do PSD: - Muito bem!

... considero que estando aqui na Assembleia estou paira fazer trabalho útil e mão paira justas oratórias que demoram cinco horas, quando os problemas da Nação são graves.

Protestos do PS.

O espectáculo que a Assembleia pode dar com discussões como esta é um espectáculo que desacredita o parlamentarismo em face do povo português,...

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Muito bem!

O Orador: - ...e eu nunca me prestarei a isso; mímica me prestarei a estes métodos de trabalho e nunca os aceitarei.

Aplausos do PSD, do CDS, do PPM e dos Deputados independentes reformadores.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Sr. Presidente, requeri há pouco que, no seguimento da sugestão do meu camarada Carlos Lage, V. Ex.ª consultasse os restantes partidos sobre o seguinte tema: estão ou não dispostos a tomar a suspender a sessão por dez minutos, e o lapso de tempo que propomos retira toda a espécie de conotações que (lhe foram dadas agora numa intervenção que me abstenho de qualificar ou não?

Vozes do PS- - Muito bem

O Orador: - Se estão, vamos reunir e vamos discutir este assunto rapidamente. Se não estão, a responsabilidade, não é nossa.

O Sr. Luís Catarino (MDP/CDE): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr Presidente. - Faça favor.

O Sr. Luís Catarino (MDP/CDE): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Nós corroboramos a sugestão do Partido Socialista, porque entendemos que pode ser uma saída digna paira este impasse difícil a que chegámos.

Protestos do CDS.

Há «alimente 'reservas da parte do nosso grupo parlamentar relativamente ao facto de entrarmos imediatamente na votação das ratificações quando as propostas de alteração chegaram à Mesa já depois de encerrada a discussão, contra as exigências regimentais.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Não e verdade!

O Orador: - Por tudo isso e porque realmente não vale a pena estarmos a discutir relativamente a um ponto, que é grave, de funcionamento desta Assembleia e de regras da boa convivência parlamentar, entendo que uma saída digna, que pode realmente resolver este impasse, será aceitar a sugestão do Partido Socialista que subscrevemos.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Peço também a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Sr. Presidente, já tinha pedido a palavra há um bocado.

Em primeiro lugar, queria agradecer os esclarecimentos que V. Ex.ª prestou às interrogações que dirigi à Mesa.

Em segundo lugar, queria também dizer que para mim não está claro que o Sr. Presidente .tenha declarado encerrado o debate. Recordo-me que os Srs. Deputados do Partido Socialista a certa altura alegaram que ainda não tinham recebido as propostas de alteração apresentadas pelo PSD, que chegaram mais ou menos nessa altura, e apercebi-me de que logo a seguir o Sr. Deputado João Lima manifestou a vontade de intervir.

Creio que este facto é muito importante e creio - permito-me chamar-lhe a atenção- que o que está aqui a passar-se é bastante mais grave do que aquilo que pode parecer,...

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Lá isso é verdade!

O Orador: - ... sobretudo a alguns dos Srs. Deputados menos experientes: é que nunca aqui na Assembleia da República, Sr. Presidente, em três anos de actividade, os Deputados votaram forçados.

Vozes do PS e do PCP: - Muito bem!

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Esta agora!

Protestos do PSD e do CDS