presentes, sem excepção, terem saudado a eleição de V. Ex.ª para a presidência da Assembleia da República - embora, como é óbvio, em instituições democráticas e plurais, o tivessem feito ,em termos diversos -, mal ficaria se o grupo parlamentar de que V. Ex.ª faz parte, já por duas vezes, não dissesse duas palavras muito singelas e muito sentidas, até quase mais como amigos do que como colegas de bancada. Nós saudamos muito fraternamente a sua eleição, somo saudamos, evidentemente, a dos outros membros da Mesa, entre os quais também há muitos de nós. E saudámo-lo fraternamente porque é para nós uma honra que seja um dos nossos e sobretudo uma pessoa como o Dr. Leonardo Ribeiro de Almeida a assumir o segundo lugar na hierarquia do Estado Português. Mas é ainda, além disso, além desse carácter fraterno - não nos podemos esquecer que ela é a expressão da vontade clara do povo português, expressão de um partido que neste momento é o partido maioritário- ...

A Sr. Natália Correia (PSD): - Muito bem!

O Orador: -..., de uma aliança que neste momento é a coligação maioritária.

O Sr. Presidente, como todos nós, defenderá certamente a democracia, que é nada mais nada menos do que o respeito dessa vontade expressa pelo povo português, e vai defendê-la, obviamente, num espaço de diálogo que é o Parlamento em democracia, e vai defendê-la entre nós e com a oposição.

Saudações muito queridas, muito fraternas, um grande abraço de toda esta bancada que, agora um pouco menos, mas quase ousaria dizer, apesar de tudo, se ninguém se importasse, ao menos sentimentalmente, continua a ser a sua.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, agradeço as suas palavras.

Srs. Deputados, os trabalhos do Plenário prosseguirão na próxima quinta-feira, pelas 15 horas, com a ordem do dia a estabelecer em reunião com os representantes dos grupos parlamentares, a quem peço o favor de se reunirem comigo amanhã, pelas 15 horas.

Está encerrada a reunião.

Eram 23 horas e 50 minutos.

Deputados que entraram durante a sessão:

Partido Social-Democrata (PSD)

António Pinto Basto Patrício Gouveia.

Carlos Manuel Pereira de Pinho.

Casimiro António Pires.

Fernando José da Costa.

Manuel António Araújo dos Santos.

Rui Alberto Barradas do Amaral.

Centro Democrático Social (CDS)

Alexandre Correia de Carvalho Reigoto.

José Duarte de Almeida Ribeiro e Castro.

Luís Carlos Calheiros Veloso de Sampaio.

Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.

Deputados que faltaram à sessão:

Centro Democrático Social (CDS)

Luís Aníbal Sá Azevedo Coutinho.