O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

Aplausos do PSD, do CDS, do PPM e dos Deputados reformadores.

O Sr. Primeiro-Ministro (Francisco Sá Carneiro): - A oposição foi clara e totalmente derrotada ao debate destas interpelações.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Três simples circunstâncias o mostram ...

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Também é árbitro?!

O Orador: - Primeiro: as interpelações não redundaram - como seria normal se a oposição tivesse saído vitoriosa- em moção ou moções de censura.

Vozes do PSD e do CDS: - Muito bem!

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Lá chegaremos, lá chegaremos!

O Orador: - Segundo: o decorrer do debate e as duas intervenções finais que acabaram de ouvir mostram que a oposição ou melhor, as oposições, se souberam, e com legítimo orgulho seu, ser oposição à ditadura, não sabem ser oposição em regime democrático!

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - É a nova ditadura ...

O Orador: - E é por isso que as oposições sempre criam o fantasma da ditadura e procuram identificar-nos com ela porque são incapazes de ser oposição de outra maneira. Elas sabem que é falso mas, inconscientemente (?), procuram criar o alvo a que estavam habituadas porque não se habituaram à democracia - representativa, à alternância do poder e, sobretudo, a respeitar a escolha eleitoral e os seus resultados do dia 2 de Dezembro.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Vozes do PS: - Não apoiado!

O Orador: - Mas o desespero das oposições face à sua derrota, aqui bem patente, é revelado por uma outra circunstância também resumida nestas duas intervenções finais: foi o nível, a linguagem, o estilo. Substância, nenhuma as oposições aqui trouxeram.

Vozes do PSD e do CDS: - Muito bem!

O Orador: - Mas trouxeram a falsidade e a calúnia; trouxeram insídia...

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM. Manifestações de desagrado por parte do PS, batendo nas bancadas.

O Orador - ..., e tentaram, além disso, trazer para esta Casa uma suspeita sobre o Governo e sobre a maioria...

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Confirma-se!

O Orador: - ...procurando envenenar as relações com os demais órgãos de Soberania ...

Vozes do PS: - Essa é boa!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - A suspeição confirma-se!

O Orador - ...Confirma-se, de facto, essa atitude censurável que as oposições aqui adoptaram e que é clamorosamente desmentida pelos factos.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Protestos do PS e do PCP.

E aqui, quando é certo que o Governo e a maioria serenamente ouviram os insultos, as calúnias e as falsidades, agora, já a oposição é incapaz de se manter serena perante esta afirmação dos factos e das realidades!

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Mentira!

O Orador: - Isto diz bem da desorientação e da consciência da derrota das oposições.

Aplausos do PSD.

O Sr. Vítor Louro (PCP): - Querias!

O Orador: - Basta alguns pequenos exemplos. À míngua de razões sérias, a oposição trouxe aqui falsidades como esta, em que procurou alicerçar a sua argumentação: ouvimo-las hoje repetidas aqui, já as tínhamos ouvido durante o debate.

Teria eu dito, então, numa reunião de jornalistas estrangeiros que o objectivo do Governo, o principal, era ganhar as próximas eleições. Nem o disse, nem isso me foi imputado em nenhum órgão de comunicação social; inventou-o a oposição, para nos acoimar de eleitoralismo quando foi «Ia que revelou durante este debate que está obcecada com as eleições e que sacrifica o bem-estar do povo português e que quer destruir a esperança que a Aliança Democrática ...

Risos do PS e do PCP.

... e a sua vitória fizeram nascer no povo português, unicamente com objectivos eleitoralistas!

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Um outro aspecto patente no debate e no seu encerramento pela oposição que revela a pobreza dos seus argumentos foi a circunstância de não ter apresentado qualquer solução, alternativa, qualquer medida positiva...

Vozes do PS e do PCP: - É falso! É falso!

O Orador: - ...bem ao contrário aliás, do que o nosso partido aqui fez em 77 ao interpelar o I Governo Constitucional. Recordo a sugestão de um amplo pacote social aqui apresentado como complemento das medidas e como uma alternativa positiva que nós, então oposição, sabíamos apresentar e defender com lógica e sentido das realidades. Mas esse