demitir-se e se recusou -; e segundo, o que há sobre o Conselho Directivo da UNESCO, de que se fada tanto e de que falou o Sr. Deputado Carlos Lage. Eu não acredito, primariamente, nas formas sumária como são apresentados diversos problemas.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, terminou o seu tempo.

O Orador: - Comporta-se bem um embaixador que, sabendo que não tem a confiança política desse Governo e tendo mesmo tomado relativamente a ele atitudes políticas de animadversão, e vice-versa, pretende manter um lugar de confiança política desse Governo?

Esta é que é a questão fundamental em relação a Maria de Lurdes Pintasilgo. Tudo o resto são considerações sentimentais e demagógicas, talvez justificadas, mas a que não nos podemos de forma nenhuma associar, sem que primeiro seja dissecada esta situação, que é fundamental.

Aplausos dos Deputados reformadores, do PSD do CDS e do PPM.

A Sr.ª Teresa Ambrósio (PS): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente- - A Sr.ª Deputada Teresa Ambrósio pede a palavra para pedir esclarecimentos?

A Sr.ª Teresa Ambrósio (PS): - Não, Sr. Presidente. É para formular um protesto.

O Sr. Presidente: - Tem V. Ex.ª a palavra.

A Sr.ª Teresa Ambrósio (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Perante as afirmações do Sr. Deputado Sousa Tavares a propósito da intervenção e da apresentação do voto de protesto do Partido Socialista acerca dos lamentáveis acontecimentos relativos à embaixadora Maria de Lurdes Pintasilgo, o Partido Socialista protesta contra aquilo que foram na realidade umas «estouvadas» afirmações do Sr. Deputado Sousa Tavares.

Vozes do PS: - Muito bem!

Vozes do PSD e do CDS: - Não apoiado!

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Demagogia barata!

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Demagogia barata, não. Demagogia estúpida.

A Oradora: - Tanto mais estouvadas quanto o voto que o Partido Socialista apresentou se reportava à impossibilidade de a Sr.ª Engenheira Maria de Lurdes Pintasilgo participar, como lhe é de direito pessoal, no Plenário do Conselho Directivo da UNESCO, para onde foi eleita a título pessoal, e não enquanto embaixador da UNESCO, como o Sr. Deputado Sousa Tavares proeurou insinuar nesta Assembleia.

Aplausos do PS.

Vozes do PSD e do CDS: - Não é verdade!

«batota moral» e quanto ao cinismo, esse é, sim, do Governo AD e de todos os meios de comunicação social que divulgam notícias erradas, falsas, torneando o assunto que está de facto em causa.

Aplausos do PS e do MDP/CDE.

Vozes do PSD e do CDS: - Não apoiado!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Sousa Tavares, julgo que para contraprotestar.

O Sr. Sousa Tavares (DR): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Desejo contraprotestar contra a «estouvadice» evidente das palavras da Deputada Teresa Ambrósio ...

Aplausos dos Deputados reformadores, do PSD, do CDS e do PPM .

... , porquanto, se Maria de Lurdes Pintasilgo tivesse sido convidada a título particular nada obstava que ela fosse ao Plenário do Conselho Directivo, da UNESCO, e a Sr.ª Deputada Teresa Ambrósio sabe