ponto em que se declara atingida, lhe retirarei a palavra.

A Oradora: - Muito obrigada, Sr. Presidente, mas eu conheço os meus direitos.

Vozes do PS: - Muito bem!

Vozes do PSD: - Não apoiado!

A Oradora: - Eu, nesta Assembleia, sou responsável por aquilo que digo e de maneira nenhuma deixo que me acusem de «estouvadices». Contudo, não desejo com as minhas palavras competir com o verbalismo, muitas vezes irresponsável, que o Sr. Deputado Sousa Tavares tem usado neste Parlamento, afirmando ele próprio que afinal não sabe nada do que se passa acerca de Maria de Lurdes Pintasilgo.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Sousa Tavares, tem a palavra para responder ao protesto da Sr.ª Deputada.

O Sr. Sousa Tavares (DR): - Sr. Presidente, só tenho a responder isto: é que fiz gala em usar exactamente a mesma expressão que a Sr.ª Dpeutada Teresa Ambrósio tinha usado anteriormenne em relação a mim.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Acho, espantoso que a Sr.ª Deputada não tenha a honestidade de dizer que me acusou primeiro de, «estouvadice» e que eu apenas reproduzi a expressão usada por ela. Acho isso incrível!

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados continua em discussão o voto de protesto apresentado, pelo PS e dou a palavra à Sr.ª Deputada Zita Seabra.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Então faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, só quero saber se a Mesa anotou e se ficará devidamente registado que quem usou, pela primeira vez, a palavra «estouvado» foi o Sr. Deputado Sousa Tavares quando se referiu a Maria de Lurdes Pintasilgo.

Protestos do PSD e do CDS.

O Sr. Sousa Tavares (DR): - Sr. Presidente, exijo a prova de que isso é falso!

O Sr. Carlos Lage (PS): - Nós também exigimos.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, Carlos Lage, a Mesa não pode deixar de lamentar...

Protestos do PS.

Aplausos do PSD, do PPM e do CDS.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - É mentirosa!

O Sr. Carlos Lage (PS): - Quem é que é mentirosa?!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Zita Seabra.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: 0 PCP votará a favor do voto, de protesto, apresentado pelo Partido Socialista, contra a inqualificável atitude do Governo de Sá Carneiro/Freitas do Amaral, de impedir a engenheira Lurdes Pintasilgo, ex-Primeiro-Ministro de particpar na 109.ª Sessão do Conselho, Executivo da UNESCO.

Lurdes Pintasilgo foi eleita em 1976, em Nairobi, para o Conselho Executivo da UNESCO, com o apoio de 121 países, e deveria ser, nesta sessão, eleita para a presidência da Comissão de Convenções e Recomendações, mais vulgarmente conhecida por Comissão de Direitos do Homem. 0 Governo, ao reter Lurdes Pintasilgo em Lisboa, impediu que tal se concretizasse.

Porquê? Quais as razões por que Lurdes Pintasilgo é uma pessoa tão incómoda para a AD, para Freitas do Amaral e para Sá Carneiro?

Porque Lurdes Pintasilgo é uma mulher, que foi capaz de se colocar, quando Primeiro-Ministro, do lado dos oprimidos.

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, tenham a bondade de deixar a Sr.ª Deputada proferir a sua intervenção, visto que, quem dela discordar em qualquer passo tem o pleno direito de, depois, reagir pelas formas regimentais.

A Oradora: - É que os Srs. Deputados da direita ficam muito nervosos quando ouvem falar em Lurdes Pintasilgo...

Risos do PSD e do CDS.

O Sr. Presidente: - Tenha a bondade de continuar, Sr.ª Deputada.