gisto, a contradição das torças que constituem este Governo: quando estavam fora do Governo, reclamavam a aplicação integral e imediata da Lei das Finanças Locais ...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - .... agora que estão no Governo, classificam de demagógicos os apelos feitos no sentido de a lei ser respeitada. O Sr. Ministro é a encarnação mais viva desta ambiguidade visto que abandonou o executivo da Câmara Municipal de Guimarães porque a lei não estava a ser integralmente cumprida e chegado ao Governo escamoteia a questão.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Registamos com desagrado a ambiguidade e a contradição em que a AD quando está no Governo, quer ainda da maioria que o apoia.

Aplausos do PS e do Sr. Deputado do PCP Sousa Marques.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Ministro da Administração Interna.

O Sr. Ministro da Administração Interna: - Queria esclarecer o Sr. Deputado Mandei de Oliveira porque está a fazer uma grande confusão. Fui vereador da Câmara de Guimarães e deixei de o ser porque mudei de residência para Santo Tirso.

Vozes do PSD: - Estão enganados!

Risos do PCP.

O Orador: - Foi um colega meu que se demitiu da Câmara de Guimarães alegando o não cumprimento da Lei das Finanças Locais.

O Sr. Raul Rego (PS): - Era seu correligionário!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Handel de Oliveira.

O Sr. Handel de Oliveira (PS): - É efectivamente verdade que não foi só o Sr. Ministro que se demitiu, foram todos os representantes do PSD no executivo camarário de Guimarães que se demitiram em bloco, declarando publicamente que o faziam em forma de protesto pela não aplicação da Lei das Finanças Locais. Hoje apelidam de demagógicos aqueles que defendem intransigentemente a sua aplicação.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Ministro da Administração Interna.

Risos do PS.

Aproveitava a ocasião para responder ao Sr. Deputado Veiga de Oliveira e para lhe dizer o seguinte: lenho mais de 50 anos e já cá ando possivelmente há tantos anos como o Sr. Deputado. Mas respondendo agora ao caso da criança que tem de se deixar cair para aprender a andar, digo-lhe, também, que devemos evitar que essa criação se aproxime de precipícios.

O Sr. Veiga de Oliveira: - É óbvio!

O Orador: - Nós sabemos muito bem que é preferível um somatório de pequenas asneiras na administração municipal...

Vozes do PCP: - Na Administração Central!

O Orador: - ... à asneira grande da não atribuição de meios financeiros às autarquias locais. O que queremos evitar é os tombos pequenos para a criança aprender a andar e, acima de tudo, evitar o aproximar da criança do precipício de modo que ela perca a vida. Talvez seja essa uma das intenções do Partido Comunista ...

Vozes do PSD e do CDS: - Muito bem!

O Orador: - ... deixá-la andar depressa de mais e cegamente, para que caia no abismo ...

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - O Rapazote não diria melhor!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Veiga de Oliveira.

O Sr. Veiga de Oliveira (PCP): - Sr. Ministro da Administração Interna: Em primeiro lugar, registo o facto de o Sr. Ministro estar um pouco lento... responde ao retardador. Para Ministro não é bom sinal e olhe que fala quem tem experiência disso.

Risos do PCP.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Mas que argumento!

O Orador: - Queria contar-lhe uma história muito rapidamente. Um dia uma professora, tentando ensinar que a Terra anda à volta do Sol, fê-lo com uma laranja e explicava ao aluno: o Sol está aqui, aqui está a laranja e ia movendo a laranja em volta do Sol. No fim, perguntou à criança se tinha percebido, coisa a que ela respondeu que sim. E a criança depois pediu à professora para fazer o mesmo com uma banana!

Risos do PCP, do PS e do MDP/CDE.

O Sr. Ministro deixou-se levar pela linguagem metafórica que eu usei para explicar do que se tratava e fez exactamente o que a criança fez pediu para dar um exemplo com uma banana...

Risos do PCP e do PS.