do que eu para lhe explicar essa história das sementes, pois é provável que agora a maioria tenha mais possibilidades para o fazer.

Portanto, vou começar por responder ao Sr. Deputado Álvaro de Figueiredo. Eu tenho vindo a denunciar a prática da AD...

O Sr. António Lacerda (PSD): - Mas ninguém o leva a sério!

O Orador: -..., porque de facto ela baseia-se simplesmente em demagogia; desmente, mas não é capaz de apresentar factos. Estou munido dos respectivos diplomas e o S. Deputado não pode dizer que utilizo demagogia nem que faço desgaste ao Governo. Se faço desgaste é porque de facto defendo uma política que tem muitos adeptos e o Governo defende, a política só dos grandes senhores, de uma pequena minoria que precisa de «cacicar» muito e de utilizar muita demagogia para poder levar a sua política à prática.

O Sr. Deputado diz que o Governo vai continuar, Ainda bem que o Governo da AD e a equipa da Agricultura vão continuai no mesmo estilo, pois dar-nos-ão garantias suficientes para o próximo acto

Vozes do CDS: - Querias!

Vozes do CDS: - Não apoiado!

O Orador: - Mas mentiu em mais coisas. Mentiu porque o Sr. Deputado falou aqui, por exemplo, na questão do trigo. Como o Sr. Deputado sabe, o que os agricultores receberam o ano passado foi 11$ porque havia os 8S80 e mais os 2$20 do subsídio, e as contas que eu fiz de milhões de contos foi relativamente aos escudos que deixaram de entrar nos bolsos dos agricultoras. O Sr. Deputado é que, por uma arte demagógica, queria tirar ao preço do trigo 2$20, mas o que 0$ agricultores receberam foi 11$ e aquilo que os senhores vão pagar este ano são 13$30, com a agravante de imporem mais condições, o que não dará os 12S30, mas sim qualquer coisa como 12$, o que portanto não chega ao acréscimo dos 11% de que falei.

Por outro lado, o Sr. Deputado José Manuel Casqueiro sabe que a política dós Governos socialistas foi sempre, em 1977 e 1978, de igualdade do preço entre o trigo e o milho. E, ao contrário dos números que o Sr. Deputado dá, no ano de 1977 o preço do milho foi aumentado 50 % e no ano da 1978 foi aumentado 25%. Portanto, o Sr. Deputado falta à verdade: o preço em 1976 era de 4$, em 1977 foi para 6$ e em 1978 passou para 7$50.

Mas o que todos os técnicos sabem é que a cultura do milho é mais cara que a cultura do trigo e os senhores retiraram a centenas de milhares de pequenos agricultores do Centro e Norte do País 1$/kg no preço, porque lhe pagam menos 1$ que pagam ao trigo. Isto é que é a realidade.

Em relação ao leite, o Sr. Deputado também sabe que o preço dó leite evoluiu sempre, em grandes percentagens de aumento, que aliás se situa entre 1977 a 1979, em que há aumentos de 20%; em 1977 era de 8$50, em 1978 foi de 12$, em 1979 foi de 13S50 e em 1980 os agricultores não recebem de facto mais um tostão e os senhores vão-lhes dar mais 0$15 em Setembro para ver se lhes apanham os votos.

Vozes do PSD: - Outra vez?!

O Orador: - E isto porque, apesar de terem subido o preço do leite e do queijo ao consumidor, ao produtor os senhores não subiram um tostão e não é porque haja excedentes, porque os senhores são de facto a classe política que defende os interesses dos grandes intermediários, dos grandes senhores, e têm de ir fazer um frete de manhã à noite no Governo e aqui nesta Casa...

Aplausos do PS.

O Sr. Manoel Moreira (PSD): - É falso! Não diga disparates!

O Orador: - Queria ainda dizer-lhe que de facto, o Sr. Deputado José Manuel Casqueiro continua a não perceber nada de agricultura.

Protestos do CDS.

O Orador: - E talvez lhe possa já provar. O Sr. Deputado andou agora três anos seguidos a dizer. que a Reforma Agrária era uma desgraça...

Vozes do CDS: - E é!

O Orador: -..., que a produção baixou astronomicamente, que estava tudo perdido. Este ano o senhor tem as maiores produções, superiores ao ano de 1975 e as maiores produções do decénio.

Quando a AD foi para o Governo, já as sementeiras estavam feitas, porque de facto o senhor da agricultura só faz demagogia e sabe que as condições climatéricas têm uma extrema influência, e este ano não só a aveia como a produção do trigo' e dos cereais secundários vão ser superiores, porque as condições climatéricas foram extremamente favoráveis ...

Protestos do CDS.

O Sr. Deputado atribui tudo isso à Reforma Agrária e sabe que está a faltar permanentemente à ver dade, porque é um demagogo tanto nesta Câmara como fora dela.

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Demagogo é o senhor!