O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Claro, era o eco! Risos do CDS.

O Orador: - De facto, está criado na RDP, por muito que custei a ouvir a democratas - porque acredito que os haja na bancada da AD -, mas esta é a verdade, um clima de terror e medo que impede a livre actividade dos jornalistas.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Muito bem!

O Orador: - Neste momento a RDP serve para este Governo como motor de uma campanha eleitoral que sabe que vai perder...

Risos do PSD, do CDS e do PPM.

... e que por isso mesmo tenta .manipular a informação a partir de canais que não são dele, mas que pertencem a todos os portugueses.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Muito bem!

O Orador - É por isso que não podemos deixar de denunciar a situação e exigiremos que sejam tomadas as medidas necessárias pana que a legalidade e a democracia sejam repostas na comunicação social dó Estiado.

Aplausos do PCP e do MDP/CDE.

O Sr. Presidente: - Para um protesto tem a via a Sr.ª Deputada Dinah Alhandra.

A Sr.ª Dinah Alhandra (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Queria protestar e simultaneamente lamentar o esquecimento que o St. Deputado Jorge Lemos (parece ter tido da situação de que fui alvo. Como saneada da «Emissora da Liberdade», controlada pelo PCP, devo-lhe dizer que existia censura, como ficou, aliás, provado na Assembleia Constituinte, nessa estação de rádio. As crónicas que eu então fazia tenham de ser submetidas a apreciação com 48 horas de antecedência, eram censuradas e muitas vezes contadas.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Para um contraprotesto tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Lemos,

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Volto a dizer que trouxe aqui factos concretos que provam que o vosso Governo...

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.

... está a tentar manipular a comunicação social. Os Srs. Deputados vêm com paleio gasto e balofo e não tem por isso capacidade para assumir as vossas próprias responsabilidades.

Aplausos do PCP e protestos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado João Lima.

O Sr. João Lima (PS); - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Desejo protestar contra a forma como se está a processar esta discussão, dado que, penso eu e a minha bancada, os factos devem ser analisados e desvendados pela sua própria objectividade e não tão-somente pela identidade de quem os pratica.

Sendo certo que o Sr. Deputado Jorge Lemos trouxe aqui dados que a serem verdadeiros...

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - A serem verdadeiros!

O Orador: - ...são de extrema gravidade, conforme reconheceu o Sr. Deputado Amândio de Azevedo, entendo que esta Assembleia, que ajudou a nascer e a desenvolver a liberdade de informação no nosso país, deverá tomar algumas providências pelas vias adequadas no sentido de um inquérito revelar a veracidade dos dados aqui trazidos pelo Partido Comunista Português.

Aplausos do PS, do PCP, e do MDP/CDE.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - O PS como não pode fazer mais nada faz inquéritos!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Não querem inquérito nenhum!

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção tem a palavra o Sr. Deputado Pinto da Cruz.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Deve ser para propor a comissão de inquérito.

Risos do PCP.

rua, sem tecto e sem pão.

A situação que acabo d& expor é um exemplo entre muitos outros casos concretos que já há mais de um ano vêm acontecendo pelas mesmas razões. Simplesmente, talvez não tenham sido denunciados como agora o estou a fazer. Talvez os personagens passivos de tal situação, ia vencidos pelo imenso sofrer que lhes trouxe a forma desgraçada como a descolonização foi feita, já descrentes da justiça dos homens, não tivessem tido sequer ânimo para reagirem. Talvez outros, mais jovens, mais revoltados ainda tivessem pensado, errada e perigosamente, que só no crime podiam encontrar a resposta ao seu direito de viver,