O Orador - ... e só encontra paralelo com aqueles bastiões do reaccionarismo internacional, como, por exemplo, a África do Sul, o Chile ou as Filipinas?

Aplausos do PC P.

Vozes do CDS: - Não apoiado!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Já nem a Thatcher vos apoia!

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Falou o leader da oposição!

O Orador: - Quer o Sr. Vice-Primeiro-Ministro comentar a tendência generalizada nos países europeus, designadamente da CEE, para se demarcarem cada vez mais da política dos Estados Unidos de sanções e de agressão em relação ao Irão?

Vozes do PSD: - De agressão?

O Sr. Luís Moreno (CDS): - Isto é uma interpelação sobre política externa?

O Orador: - Tenciona o Governo acompanhar esta tendência dos países europeus, especialmente da CEE, ou pensa continuar a dizer amén a tudo o que vem de Cárter, de Washington e dos Estados Unidos?

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador - Em relação aos países africanos, nomeadamente aos novos Estados constituídos nas ex-colónias portuguesas, não considera o Governo que a política que realizou de apoio a organizações hostis aos Governos desses países continua a prejudicar as relações com esses Estados, designadamente com Moçambique, Angola e Guiné?

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.

Por fim, e em relação à emigração, não acha o Governo, e não acha o Sr. Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, que é uma flagrante contradição toda a demagogia que tem sido feita a propósito do recenseamento dos emigrantes e o facto de até agora não ter sido regulamentada, não está, portanto, em execução, a lei aprovada pela Assembleia da República que criou as comissões consulares de emigrantes?

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Eles já não precisam de vocês!

O Orador: - Os emigrantes, pela correspondência que têm feito chegar à Assembleia, e não apenas ao Grupo Parlamentar do PCP, consideram ser um alto benefício que esta Assembleia da República lhe concedeu. O facto de o Governo não pôr em execução essa lei não é a demonstração que a sua política em relação aos emigrantes; é mera demagogia?

Eram estas as perguntas que gostaria que o Sr. Vice-Primeiro-Ministro respondesse.

Aplausos do PCP.

Protestos do PSD do CDS e do PPM.

O Sr. Ferreira do Amaral (PPM): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Vital Moreira (PCP): - É para defender a rainha de Inglaterra!

O Sr. Ferreira do Amaral (PPM): - Para interpelar a Mesa.

Sr. Presidente, penso que algumas das perguntas, talvez até a maioria, estão totalmente fora da ordem dos trabalhos. Não percebo como é que podem ter lugar sobretudo quando os tempos estão cronometrados.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Vital Moreira (PCP): -Os monárquicos não conseguem entender!

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Ele já não tem experiência parlamentar!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, a Mesa concedeu a palavra ao Sr. Deputado Carlos Brito dentro dos tempo estabelecidos. Se o Sr. Deputado entendeu formular perguntas que transcendem o objecto especial com que o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros aqui se encontra, é um problema que não diz respeito à Mesa. No entanto, a Mesa dá prioridade às respostas que dizem respeito ao objectivo específico desta reunião.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, igualmente para interpelar a Mesa o Sr. Deputado Carlos Brito.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Sr. Presidente, gostaria de explicar à Mesa que nós não entendemos que se trate apenas de um acidente de automóvel...

O Sr. Theodoro da Silva (PSD): - Foi um atentado!

O Orador: - ..., portanto temos de analisar o que se passou em Londres no quadro da política externa e no quadro da política internacional.

Aplausos de PCP.

Protestos do CDS.

O Sr. Amândio de Azevedo (PSD): - Saiu-lhe o tiro pela culatra e agora querem arranjar outra explicação!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Vocês é que querem reduzir isto a um acidente, mas não é!

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Acidentes só em Cabul!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - E há os acidentes de Paris!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, pelo período de cinco minutos, o Sr. Deputado Luís Catarino.