o PCP veio aqui falar da política externa de Portugal. Mas temos de dizer ao PCP que não reconhecemos autoridade moral.,.

A Sr.ª Ercília Talhadas (PCP): - Qual é a sua autoridade?

O Orador: - ... para falar sobre a política externa de Portugal a quem é agente, de uma política extenua em Portugal.

Aplausos do CDS, do PSD e do PPM.

O Sr. Álvaro Brasileiro (PCP): - A vossa é uma política desarticulada.

O Orador: - Que autoridade moral tem, para falar em política externa, quem defende o desanuviamento da rendição?

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Vocês é que estão rendidos!

O Orador: - Quem tem autoridade moral para defender a política externa de um país quando, no fundo, apenas pretende o desanuviamento proposto pela União Soviética, país das invasões do Afeganistão e do incumprimentos sistemático dos acordos de Helsínquia? Onde é que está esse desanuviamento, que não seja o da rendição a interesses estranhos aos ao povo português?

Sr. Presidente, Srs. Deputados: o Sr. Deputado João Amaral referiu o problema dos vistos, quando o que o Governo Português faz é proteger-se contra a intromissão em Portugal de agentes do terrorismo de agentes da subversão internacional

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Não seja tolo! Não seja criança!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Não seja parvo!

O Orador: - Pergunto: se a própria União Soviética não concede vistos aos seus próprios cidadãos para saírem da União Soviética, que direito tem o PCP para falar na não concessão de vistos a cidadãos que querem entrar em Portugal?

Aplausos do CDS e do PSD.

O Sr. Deputado João Amaral referiu-se indiferentemente, sobre os Jogos Olímpicos, ao anti-sovietismo e ao anticomunismo. Será que os interesses do comunismo e de sovietismo são precisamente os mesmos para o Sr. Deputado?

Finalmente gostaria de saber, se os Jogos Olímpicos se realizassem no Chile ou na África do Sul, qual seria a posição do PCP. Seria rigorosamente a mesma?

Vozes do CDS e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Em 1971, a União Soviética proibiu uma equipa de andebol de vir jogar a Portugal Por que razão, Srs. Deputados?

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Porque o regime era fascista!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quando se ataca a independência das posições que o Governo Português tem assumido, quer na condenação e nas medidas tomadas contra o Irão, quer quanto às medidas que tomou em relação à invasão do Afeganistão, só porque não foi seguidista da política A ou B, diz-se que está inserida em determinado imperialismo; mas quando um Governo toma as suas próprias decisões por si, independentemente de quaisquer decisões - sejam da tal CEE ...

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Olhe que esta epoplético!

O Orador -..., que os Srs. Deputados do PCP tanto atacaram -, não será isto ter uma política de independência nacional e uma política externa que prestigia o próprio País?

Aplausos do CDS, do PSD e do PPM.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - O Franco Nogueira fazia muito melhor. Vocês ficam abaixo!

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Está com saudades!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Não. Mas fazia muito melhor ...

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Peço a palavra para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tenha a bondade, Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Sr. Presidente, eu pedi a palavra para interpelar a Mesa sobre um facto que se passou há pouco.

Era apenas para perguntar ao Sr. Presidente se admitia cenas expressões como as que ouvimos aqui, que mais lembravam as expressões do 24 de Abril. Estamos numa Câmara do 25 de Abril, estamos na Assembleia da República e não na Assembleia Nacional fascista!

Aplausos do PCP e do MDP/CDE.

Risos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Ângelo Correia (PSD): - Peço a palavra para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Ângelo Correia (PSD): - Quero dizer ao Sr. Presidente e aos Srs. Deputados que a pretensão do Sr. Deputado Carlos Carvalhas é legítima, até porque nós ficámos extremamente apreensivos com a intervenção do Sr. Deputado João Amaral.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - E é este o promotor do Soares Carneiro!...

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado João Amaral.

O Sr. João Amaral (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Começarei por dizer que o que acaba