emprestou algumas coisas que lhe pediram emprestadas...

Não nos podemos esquecer, porque esta é uma peça de um conjunto de corrupção que existe por este país fora, dos inquéritos acerca do que sé passou em Valpaços, em Bragança e em Vimioso. O que é feito desses inquéritos? O caso de Vila Flor não vai ficar assim porque há um interesse efectivo do povo paxá que o Sr. Presidente da Câmara vá para a rua, tal como vali impor ao Governo Sá Carneiro/AD - que só pretende explorar o povo - a sua ida para a rua!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado acabou o seu tempo.

O Orador: - Penso que não, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem razão, Sr. Deputado, queira fazer o favor de desculpar.

O Sr. Amândio de Azevedo (PSD): - Já chega! ...

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - O Tomé para a rua!

O Orador: - Vou agora responder à questão dos Açores.

A UDP também já levantou aqui na Assembleia através de uma declaração política a questão dos Açores, mais concretamente da ilha de Santa Maria e da mudança do tráfego aéreo para as Lajes.

O Sr. Deputado Eurico Mendes disse que eu estava a dar recados. Quero esclarecer o Sr. Deputado de que a UDP tem como linha fundamental defender e apoiar os interesses e as lutas dos trabalhadores de todo o nosso país. Falo nesse contexto em que aqui falei, porque em Santa Maria, que pertence a Portugal, se passaram coisas graves levando a população a paralisar as suas actividades contra o desvio do tráfego do seu aeroporto.

Respondendo agora ao Sr. Deputado Luís Coimbra, o fundamental não é o desvio do tráfego, o fundamental é que a população assume esse acontecimento como uma calamidade, visto que toda a política de fomento regional não é levada a cabo pelo Governo Regional AD.

Protestos do PSD.

É por isso que a mudança do aeroporto de um lado para o outro causa na população uma tão grande revolta. A revolta, no fundo, refere-se à falta de incremento e de desenvolvimento industrial.

Protestos do PSD.

Protestos do PSD.

Não protestem porque os Açores estão cheios de bases estrangeiras, aquilo já é mais dos americanos do que nosso e por isso não temos de nos admirar que eles queiram pôr lá mais uma base de submarinos!

O Sr. Germano Domingues (PSD): - Submarino é você!

O Orador. - Por mim, prefiro que estejam lá forças armadas portuguesas do que forças armadas da NATO. Coloco aqui a alternativa: vão para lá as forças portuguesas e exija-se a saída de todas as forças da NATO e das bases americanas estacionadas nos Açores. Se a permanência de forças armadas portuguesas for no sentido de preservar a independência nacional e do nosso território não tenho nada a opor.

O Sr. Germano Domingues (PSD): - Na Guiné fizeste isso? Aqui não fazes?

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Luís Coimbra pede a palavra para que efeito.

O Sr. Luís Coimbra (PPM): - Para um curto protesto, Sr. Presidente, porque o Sr. Deputado Mário Tome não respondeu aos pedidos de esclarecimento que fiz após ter proferido a sua declaração política.

O Sr. Veiga de Oliveira (PCP): - Não pode, não há ofensa nenhuma!

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Luís Coimbra (PPM): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O que o meu partido tinha dito nesta Assembleia antecedendo a declaração política do Sr. Deputado Mário Tomé acaba de ser comprovado agora. Apresentámos propostas de alternativa e de fomento do desenvolvimento da ilha de Santa Maria, e o facto de o Sr. Deputado dizer que a emigração continua apesar da existência do aeroporto prova que não é o aeroporto que vai reduzir a emigração dos poucos habitantes da ilha de Santa Maria para o estrangeiro. Sendo assim, tinha salientado como factor da actividade, económica numa ilha portuguesa a permanência aí de forças armadas portuguesas, mas nunca coloquei a questão no contexto da NATO.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Em segundo lugar, fiz um pedido de esclarecimento ao Sr. Deputado Mário Tomé a que ele não respondeu. Acusar o Governo Regional dos Açores de situações que são falsas não é correcto. Afirmei aqui que estão garantidos todos os postos de trabalho no próprio aeroporto, afirmei aqui que o aeroporto vai continuar a estar aberto e que servirá de alternante, que servirá para escalas técnicas, que servirá para voos charters, que servirá, enfim, para promover o turismo que ainda não houve naquela ilha. O Sr. Deputado não me soube responder a isso.