Aplausos da maioria parlamentar.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Rui Pena.

O Sr. Rui Pena (ODS): -Sr. Presidente, Srs. Deputados: Ao contrário do Sr. Deputado Pedro Roseta, creio que se efectivamente o Partido Comunista Português, pela voz do Sr. Deputado Aboim Inglês tivesse feito esta declaração antes das eleições, não teria certamente 18%, não teria nenhuma adesão do povo português, porque o povo português é extraordinariamente nacionalista, é defensor dos interesses primordiais da paz e não está de forma nenhuma de acordo com a política belicista que aqui foi produzida pelo Sr. Deputado Aboim Inglês.

Aplausos da maioria parlamentar.

Só podem causar espanto e admiração as palavras que acabámos de ouvir a quem não conheça o Partido Comunista Português e a quem não conheça os "eus membros - o único partido que tem como símbolo, como sua bandeira, a bandeira de uma nação estrangeira.

Vozes do PCP: - Provocador!

Vozes do CDS e do PSD: - Muito bem!

Aplausos da maioria parlamentar.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Sousa Tavares.

O Sr. Sousa Tavares (Indep.): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: A história da revolta pela liberdade e pela justiça na história do mundo foi sempre dos povos contra o poder da força e contra a tirania dos governantes.

Custa-me muito, ao fim de uma vida de combate pela liberdade e que travei ao liado de muitos comunistas, alguns dos quais, inclusivamente, estão aqui nestas bancadas, ver o cinismo e a hipocrisia com que o Partido Comunista neste momento trata a liberdade dos outros povos.

Aplausos da maioria parlamentar.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, para responder, o Sr. Deputado Aboim Inglês, que dispõe de quatro minutos e meio.

O Sr. Aboim Inglês (PCP): - Tenho 50 anos, fui preso oito vezes pela PIDE de Salazar...

Vozes do PSD: - Já sabemos!

Uma voz do CDS: - Já chorámos muito!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peco-vos o favor de se conservarem em silêncio para podermos ouvir o orador.

O Orador: -..., passei dez anos nas cadeias fascistas, conheço de sobra os insultos e as palavras que aqui acabei de ouvir. Não me vergaram durante uma vida inteira, não é agora que me vergam.

Aplausos do PCP.

Estive a falar de questões sérias e dirigi-me a democratas, a amantes da paz...

Risos do PSD.

...as pessoas sensatas e a patriotas.

Esses ouvir-me-ão, e o miserável espectáculo a que aqui assistimos apenas é uma confirmação vergonhosa da razão das minhas1 palavras.

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Roseta.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Pedi a palavra para lavrar um pró testo, pois este Sr. Deputado nada mais merece do que isso.

Tratou-se de uma ofensa aos representantes do povo português feita por este Sr. Deputado, mas o povo português despreza estes que o ofendem.

O Sr. Vítor Louro (PCP): - Cale-se!

O Orador: - Não me calo, Sr. Deputado, porque falo em nome do povo português. Calem-se os senhores, que falam em nome de estrangeiros.

Aplausos da maioria parlamentar e protestos do PCP.

O Sr. Deputado Aboim Inglês devia ter vergonha de aparecer sequer aqui, ele que sabe com certeza