da política nacional, um problema, digamos de segunda ou terceira classe.

Não é esse o problema que afecta a maioria dos portugueses, a maioria é afectada por uma política agrícola desastrosa, pela não existência de uma política de desenvolvimento e pela falta de apoio técnico e creditício. É por todas estas coisas que a maioria dos agricultores portugueses são afectados, não pela Reforma Agrária.

De qualquer modo, sobre o gasóleo quero dizer-lhe o seguinte: O Governo pode, neste momento, dar as senhas que quiser. Aliás, quando subiu o preço do gasóleo, o Governo disse que dentro de sessenta dias ia arranjar um preço especial para a agricultura. Os sessenta dias já passaram e o Governo não cumpriu essa promessa, a não ser que os dias do Governo sejam diferentes dos nossos. Mas os sessenta dias normais para as pessoas já passaram e não tenho conhecimento de que exista um preço especial do gasóleo para a agricultura. Mas, mesmo que venha a existir um preço especial do gasóleo para a agricultura, Sr. Deputado, o que se passa é que grande parte dos agricultores portugueses fazem a terra com tractores de aluguer e quando subiu o gasóleo os homens que alugam os tractores com certeza que subiram o preço/hora do aluguer, pois eles não podem estar a alugar a máquina a um determinado preço a partir da promessa do Governo de lhes vender, daí a tantos dias, o gasóleo mais barato. Assim, subiu o gasóleo e os homens subiram o preço/hora do aluguer.

Ora, no dia em que o Governo estipular finalmente o preço do gasóleo para a agricultura os agricultores já fizeram as terras, já alugaram tractores, já pagaram o aluguer e, portanto, não têm nada a receber. A despesa está feita e, no mínimo, quem poderá beneficiar com este preço do gasóleo para a agricultura serão os homens que têm essas máquinas de aluguer, mas nunca os agricultores.

O Sr. José Cardoso (PSD): - Que falta de imaginação!

O Orador: - Quanto ao preço do vinho, é normal que num ano em que há muito vinho baixe o preço - nem podia ser de outra maneira -, mas o que eu digo é que preços abaixo de um certo nível...

O Sr. Faria de Almeida (CDS): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Faria de Almeida (CDS): - Sr. Deputado, eu queria apenas corrigir aquilo que disse ainda sobre o gasóleo.

É um facto que quem aluga os tractores terá aqui um período de transição, que não poderia deixar de existir, mas também é facto que o Governo anunciou que o gasóleo não subirá para a lavoura e o Partido Socialista esteve tantos anos no Governo e sempre que subia a gasolina e o gasóleo subira-os sempre paira a lavoura. Há aqui qualquer coisa que diverge.

prejudicados em 14%.

Quanto ao problema dos preços do gado ovino já respondi.

O Sr. Mário Lopes (PSD): - Dá-me licença, Sr. Deputado?