longe de corresponder às interpretações do Partido Comunista..

Melhor será, portanto, Sr. Deputado Carlos Brito, que receba lições de democracia. E o mal todo é que o Partido Comunista não receba lições de democracia de ninguém por isso é tão ignorante e tão avesso à democracia...

Vozes do PSD: - Muito bem!

Protestos do PCP.

O Orador: - Nós já conhecemos bem a «democracia» do Partido Comunista!

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - A Sibéria!

O Orador: - Consiste ele em destruir as liberdades alheias e em impor com toda a série de violências a sua vontade e o seu dictat a todos aqueles a quem o pode fazer

Protestos do PCP.

A democracia só serve ao Partido Socialista enquanto não consegue implantar a sua ditadura...

Vozes do PS: - O quê?

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Já troca tudo!...

Risos do PCP.

O Orador.-...ao Partido Comunista. Peço desculpa, e repito: a democracia só serve ao Partido Comunista enquanto não consegue implantar a sua ditadura.

Nós ternos bem consciência disso e, portanto, não nos =pressionamos. com os protestos.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Não nos impressionamos, não...

O Orador: - Tento nos faz que sejam ligeiros, como este que acaba de fazer - até parece que já está um bocado conformado com a realidade e a verdade das palavras que proferi, como outros que, às vezes, para ver se consegue disfarçar e enganar as pessoas, faz com um bocadinho mais de violência, mas que, todavia, é traída pela sua cara, Sr. Deputado Carlos Brito, sempre sorridente e sempre simpática...

Risos do PSD e do CDS.

O Sr. Álvaro Brasileiro (PCP): - A sua é o contrário!

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra, para um protesto contra as declarações do Sr. Deputado Amândio de Azevedo.

O Sr. Presidente: - Em relação a quê, Sr. Deputado?

O Sr. Carlos Lage (PS): - Em relação à sua intervenção e às declarações posteriores que têm a ver com o Partido Socialista.

O Sr. Presidente: - Queira fazer o favor de as enunciar, Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É preocupante ...

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, desculpe-me interromper, mas não lhe concedi ainda a palavra. Pedi4he apenas, para que a Mesa possa ajuizar da legitimidade do seu pedido, que enuncie as expressões do Sr. Deputado Amândio de Azevedo que com ofensivas para o seu partido.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quem, analisa a gravidade das palavras pronunciadas pelo Sr. Deputado Amândio de Azevedo é o Partido Socialista e não tenho que exprimir o critério que ...

Protestos do PSD e do CDS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, lamento dizer outra vez, mas o que lhe pedi, previamente e antes de lhe conceder a palavra, foi que me dissesse quais as palavras proferidas pelo Sr. Deputado Amândio de Azevedo em que se baseou para pedir a palavra para um protesto.

O Sr. Carlos Lage (.PS): - Vou dar-lhe um exemplo, se o Sr. Presidente não estou atento à intervenção do Sr. Deputado Amândio de Azevedo.

O Sr. Deputado Amândio de Azevedo usou sistematicamente e crapulosamente de afirmações no sentido de que o Partido Socialista vai a reboque, é conduzido, segue o Partido Comunista Português. A determinada altura, cometeu até um lapsus linguae em que disse que o Partido Socialista quer impor uma ditadura do proletariado, lapso que a seguir emendou mas que é significativo do raciocínio que subjaz à argumentação do Sr. Deputado Amândio de Azevedo.

Risos do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem V. Ex.ª a palavra para protestar, Sr. Deputado, Carlos Lage. Considero as razões que invoca suficientes para lhe conceder a palavra, Para o efeito dispõe de três minutos.

O Sr. Caros Lage (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Partido Socialista está preocupado com a consolidação da democracia portuguesa e, naturalmente, com a estabilidade do regime constitucional e não pode deixar de assistir com a maior preocupação à maneira como a AD se conduz, designadamente o partido principal dessa coligação.

O objectivo desse partido não consiste neste momento em consolidar a democracia e em estabilizar a sociedade portuguesa como competiria a um partido democrático que se preza e que ainda por cima se invoca da social-democracia.

Este partido, ao ter escolhido uma candidatura reaccionária para a Presidência da República...

Aplausos do PS, do PCP, do MDP/CDE e da UDP.

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.