pessoas julgam ser a verdade. Eis aquilo que tenho a dizer Sr. Deputado

Aplausos do PSD do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente - Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Laje.

O Sr Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente Srs. Deputados: Reconheço que sob o ponto de vista regimental os meus argumentos são fracos para poder intervir muito rapidamente mas dá-se o caso de estar a ser invocado nesta Câmara o nome de dois jornalistas Fernando Balsinha e Vítor Silva Lopes que não podem depor, nesta Assembleia naturalmente visto não serem deputados. Só o poderão fazer numa comissão parlamentar de inquérito a fim de se apurar e esclarecer a verdade.

Dado que a versão do Sr. Deputado Amândio de Azevedo é contraditória com a que nós defendemos, estando nós convencidos de que a nossa é exacta, mais se justifica, a realização dessa comissão parlamentar de inquérito e o respectivo inquérito para que verdade seja aclarada. Desafiamos o PSD e o Sr. Deputado Amândio de Azevedo a aceitar a comissão parlamentar de inquérito porque neste caso já e tão em causa e em confronto duas versões dois testemunhos duas interpretações, em que algumas vezes se avançou no terreno do respeito ou não no respeito pela verdade.

Assim desafiamos o PSD e o Sr. Deputado Amândio de Azevedo a aceitar a comissão parlamentar de inquérito porque já se trata de um caso de honra e de reposição da verdade.

Aplausos do PS e do PCP.

O Sr. Presidente - Tem a palavra o Sr. Deputado Amândio de Azevedo.

Aplausos do PSD do CDS e do PPM.

O Sr. Carlos Lage (PS) - Dá me licença Sr Presidente?

O Sr. Presidente: - Para que efeito pede a palavra Sr. Deputado?

O Sr. Carlos Lage (PS): - Bom neste caso é para protestar Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Lage (PS): - De facto o Sr. Deputado Amândio de Azevedo tem um estilo de intervenção parlamentar que consiste no seguinte quando um argumento não lhe agrada quando tem dificuldade em refutar a posição de um partido adverso ou de um Deputado que consigo está em polémica argumenta que se trata de uma ninharia que se trata de chicana que não vale a pena perder tempo que a Assembleia está a gastar o seu tempo que os Deputadas tem outra coisa para fazer que tem, de ser defendidos os interesses do País e que se perde tempo em generalizações que não tem nada a ver com a questão que está a ser analisada que está a ser debatida.

Vozes do PS: - Muito bem!

Vozes do PSD: - E muito bem!

O Orador: - Mas entretanto nem o Sr. Deputado Amândio de Azevedo nem o seu partido fazem seja o que for para dar eficácia para dar operacionalidade à mesma Assembleia que dizem querer defender...

O Sr. António Lacerda (PSD): - Não apoiado!

O Orador: -... em eficácia e em operacionalidade. Entretanto o Partido Socialista para evitar a situação de a Assembleia não ser eficaz não trabalhar não aprovar projectos de lei importantes faz aquilo que fez ontem fixou uma ordem de trabalhos com um projecto de lei que considera importante desmentindo assim pelos factos aquilo que o Sr. Deputado Amândio de Azevedo acusa de uma forma verbalista vazia e sem sentido.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Amândio de Azevedo.

Sr. Amândio de Azevedo (PSD) - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Queria apenas muito brevemente reconhecer o poderoso contributo que o Partido Socialista deu para a resolução dos problemas nacionais com a apresentação de um projecto realmente trabalhoso que tem uma investigação profunda, tal como aquele que discutimos e a que se referiu o Sr. Deputado Carlos Lage.

O Sr. Carlos Lage: - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente - Para que efeito?

O Sr. Carlos Lage (PS): - É só para comentar que esta e a primeira intervenção que o PSD faz sobre esta matéria. Ainda valeu a pena, esta minha intervenção porque afinal ouvimos uma opinião do PSD.

O Sr. Sousa Marques: - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente:- Para que efeito?

O Sr. Sousa Marques (PCP: - É para fazer uma intervenção.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.