José Rodrigues Vitoriano (PCP) - votos a favor, 157; votos contra, 46; votos brancos, 2; abstenções, 26.

Estes são os quatro Vice-Presidentes, que, em virtude desta votação, proclamo eleitos.

Eleição para Secretários:

São estes os quatro Secretários da Mesa, que proclamo eleitos.

Eleição para Vice-Secretários:

Cecília Pita Catarino (PSD) - votos a favor, 161; votos contra, 51; votos brancos, 3; abstenções, 16;

Bento Elísio de Azevedo (PS) - votos a favor, 199; votos contra, 22; abstenções, 10.

Considero os dois Vice-Secretários eleitos. Convido o Sr. Deputado Alfredo Pinto da Silva a tomar o seu lugar na Mesa.

Eleição para Presidente da Assembleia da República- votos entrados, 231; votos nulos, 3; votos brancos, 2, assim distribuídos:

Leonardo Ribeiro de Almeida -124 votos;

Teófilo Carvalho dos Santos - 102 votos.

Cumpre-me, assim, proclamar eleito Presidente o Sr. Deputado Leonardo Ribeiro de Almeida.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Entretanto, o Secretário eleito Alfredo Pinto da Silva tomou lugar na Mesa.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: Concluídas, por esta forma, as operações de eleição da Mesa, hão-de VV. Ex.ªs permitir que a minha primeira palavra de saudação seja endereçada ao Sr. Deputado Teófilo Carvalho dos Santos, que concorreu comigo a estas eleições, a quem endereço, no melhor espírito democrático e numa expressão sentida da sincera amizade que há muito tempo nos une, pese embora a divergência das nossas convicções políticas, a mais cordial saudação.

Quiseram VV. Ex.ªs, Srs. Deputados que em mim votaram, fazer cair sobre os meus ombros a responsabilidade para que me acabais de eleger. Tal como há aproximadamente um ano, volto a declarar a VV. Ex.ªs que não me considero mais do que um verdadeiro primus inter pares, alguém que VV. Ex.as designaram para as competências e as atribuições deste pesado cargo, no cumprimento do qual me empenharei- empenhamento que só terá limites nas minhas próprias possibilidades.

Espero que, sejam quais forem as divergências que vos separam, o profundo amor da liberdade e da democracia que a todos nos une há-de permitir continuar, pela eficiência, pela operacionalidade, pelo debate vivo, mas sempre dentro do respeito pelos mais elementares princípios democráticos, a dignificar e a honrar esta Casa, verdadeiro baluarte da democracia, da liberdade, dos direitos humanos, que são no nosso espírito valores supremos que nos cumpre defender.

Uma sessão legislativa árdua nos espera, e conto com a colaboração de todos vós, assegurando-lhes da minha parte a mais completa disponibilidade para, em critérios necessariamente de imparcialidade, estar também inteiramente à disposição de VV. Ex.ªs para levarmos a cabo essas mesmas tarefas.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, esgota-se assim a ordem do dia da sessão de hoje.

Resta-me apenas comunicar que a próxima sessão se realiza amanhã, com início à hora regimental, 15 horas, tendo a seguinte ordem do dia: chamada, apresentação pelo Governo da sua moção de confiança e início do debate da mesma.

Cumpre-me ainda anunciar que deram entrada na Mesa, apresentados pelo PCP, os seguintes pedidos de sujeição a ratificação: n.º 1/II, relativo ao Decreto-Lei n.º 421/80, de 30 de Setembro, que estabelece normas relativas à actividade publicitária, e n.º 2/II, relativo ao Decreto-Lei n.º 454/80, de 9 de Outubro, que aprova o Código Cooperativo, e a proposta de lei n.º 2/II, subscrita pelo Sr. Primeiro-Ministro, que concede ao Governo autorização para legislar sobre o segundo recenseamento da população e sobre o segundo recenseamento geral da habitação.

Está encerrada a sessão.

Deputados que entraram durante a sessão:

Partido Social-Democrata (PSD)

Eleutério Manuel Alves.

Germano Lopes Cantinho.

João António Gonçalves.

Joaquim Carneiro Barros Domingues.

José Bento Gonçalves.

Marília Dulce Coelho Pires M. Raimundo.

Partido Socialista (PS)

Carlos Manuel Natividade Costa Candal.

Luís Filipe Nascimento Madeira.

Manuel da Mata de Cáceres.

Virgílio Fernando Marques Rodrigues.

Vítor Manuel Ribeiro Constâncio.

Centro Democrático Social (CDS)

Henrique José C. M. Pereira de Morais.

Henrique Manuel Soares Cruz.

João da Silva Mendes Morgado.