no centro hidroeléctrico da Aguieira que vai já com um atraso de quatro anos?

A quem se deveu o arrastamento na decisão sobre o Alqueva cujo projecto estava já quase concluído antes do 25 de Abril e só recentemente foi retomado?

O Sr. Magalhães Mota (ASDI): - Isso é com o PPM!

Vozes do PSD: - Muito bem!

térmicas, aspecto que não deveria ser ignorado.

Mas países da Europa há, como a Suíça e a França, que, independentemente da evolução dos custos do petróleo, souberam optimizar o aproveitamento total das suas bacias: hidroeléctricas, apesar do custo elevado da mão-de-obra nesses países. E além disso, a França avançou decididamente também na produção de energia eléctrica pelo processo nuclear.

Hoje, Portugal é um dos países da Europa que tem um dos menores índices de capitação de energia e o nosso consumo tem duplicado em cada sete ou oito anos. O País, para se desenvolver e para ter bem-estar social, carece de energia abundante e acessível.

Ao Governo se apela para que envide os melhores esforços no sentido de o País poder ser dotado, a curto prazo, de meios energéticos de nível europeu.

À oposição apenas dizemos que não lhe resta autoridade para dar lições ao Governo em matéria de energia.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Soares Cruz, também para uma intervenção.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - E a portaria de hoje?

O Orador: - É inegável que a crise assentou arraiais na agricultura portuguesa, mas esse acontecimento já ocorreu há alguns anos, quando a inveja cega e a injustiça sedenta invadiram os nossos campos.

Vozes do CDS: - Muito bem!

O Orador: - Actualmente, esta situação viu-se agravada pela adversidade dos agentes climáticos, o que de algum modo, vem dificultar a cruzada de legalidade encetada pela Aliança Democrática e seu governo.

Foi minha vontade deixar que o silêncio, da nossa parte, permitiu-se mostrar que «o rei vai nu» a propósito do vazio inqualificável desta interpelação.

Srs. Deputados das oposições, não acham melhor que o Governo trabalhe e em simultâneo tentassem que a seca não invadisse as vossas bancadas?

Risos do CDS.

No entanto, verifico que tara alguma utilidade, mais uma vez, recapitular as principais medidas tomadas, em especial as que dizem respeito à produção animal.

Lego em Janeiro, poucos dias após a tomada de poder, face à situação preocupante gerada pela falta de chuva, o Governo anunciou um conjunto de medidas que se destinaram fundamentalmente a atenuar e efeitos sobre as sementeiras de Outono e, em simultâneo, a suportar parcialmente os prejuízos financeiros causados pela geada que então se havia feitio sentir.

Como a situação não melhorasse - antes pelo contrário, ela veio a agravar-se significativamente - de pronto se verificou a assunção de uma nova série de medidas, as quais, objectivamente, visaram impedir que o armentio nacional, uma vez mais, sofresse depauperamento.