de momento na coordenação e promoção das diversas regiões turísticas do nosso país.

Aplausos do PSD e do CDS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado José Vitorino.

O Sr. José Vitorino (PSD): - Sr. Deputado Luís Filipe Madeira, já cá faltava a sua afirmação da «sanha antialgarvia» pelos deputados da maioria!

Não vou alongar-me hoje no debate, como tem acontecido noutras oportunidades, mas de qualquer modo quero dizer ao Sr. Deputado, que aliás sabe isso muito bem, que o governo da Aliança Democrática tem avançado, em termos globais, no Algarve, com iniciativas nos mais diversos sectores,..,

O Sr. Luís Filipe Madeira (PS):-Nas pescas! ...

arão lá chegar rapidamente essas receitas, para que também cheguem depressa à comissão regional de turismo.

Este nosso entendimento não está apresentado de forma expressa, e aí o Sr. Deputado tem razão. Porém, não se pode é dizer que há «sanha antialgarvia».

Os deputados do PSD e do CDS eleitos polo círculo do Algarve falarão por eles, continuarão a do fender o Algarve, e não tenha dúvidas porque, quanto a isso, nunca ficámos, não ficamos nem ficaremos atrás, antes pelo contrário, dos deputados do Partido Socialista.

Aplausos do PSD e do CDS.

O Sr. Lino Lima (PCP): - Defender o «reino dos Algarves»...

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado César Oliveira.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Sr. Deputado José Vitorino é realmente um caso notável.

Recordar-lhe-ei -lembrei-me agora disto- que durante a campanha eleitoral corria pelo Algarve que era per ordem sua que tinha vido colocada uma placa na Junta Distrital de Faro a dizer «Universidade do Algarve». E, é claro, no fim da campanha foi retirada a placa.

Ora, eu queria saber, Sr. Deputado, se já abriram as matriculas na Universidade do Algarve!

O Sr. Lino Lima (PCP): - Abriram as matrículas na placa! ...

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado José Vitorino.

O Sr. José Vitorino (PSD): - Sr. Presidente, quero apresentar o mais firme protesto contra o que agora foi dito pelo Sr. Deputado César Oliveira.

O Sr. Deputado ou é ignorante, ou não procurou esclarecer-se.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - A placa estava lá, eu vi!...

O Orador: - Se o senhor se tivesse procurado esclarecer, saberia, porque na altura isso foi esclarecido, que com a minha ordem, com o meu consentimento ou com meu conhecimento, não foi dito para se pôr lá fosse o que fosse. Aliás, quando tive conhecimento disso, a ordem que dei foi para que a placa fosse de lá retirada imediatamente.

Assim, o Sr. Deputado César Oliveira faz aqui má fé, faz mau juízo, acusa sem fundamento, está dentro da linha da demagogia da oposição.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado César Oliveira para contraprotestar.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero contraprotestar, em primeiro lugar, porque, que me conste, o Sr. Deputado não podia dar ordens a ninguém para tirar o que quer que fosse, porque na altura era um simples candidato a deputado... Mas, pelos vistos, ele é o «califa de Conceição de Faro» e, portanto, manda e ordena!

Aplausos da UEDS, do PS. do PCP, da ASDI e do MDP/CDE.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Caminho de Andrade.

O Sr. Cantinho de Andrade (CDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Sem querer entrar nesta guerrilha que aqui se desenhou, quero apenas protestar contra a alegada «sanha antialgarvia» da Aliança Democrática.

Por meu lado, quero dizer que assinei esta proposta de aditamento porque me considero tão algarvio como o Sr. Deputado Luís Filipe Madeira.