[...] processual, que tinha em vista melhorar [...] de fiscalização por parte da Assembleia da República - todas as demais foram rejeitadas pela legislação governamental, à maneira de um rolo [...] Podemos dizer nesta altura que isto assim [...] inevitavelmente para o nosso povo e para o Governo.

[...] da factura da AD, ela irá ter pesados [...] própria AD, O 7 de Dezembro já foi [...] pois muitos dos que tinham antes votado na AD deixaram de nela votar quando se configurou [...] o carácter nefasto do seu projecto [...].

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Com estas propostas de lei e, mais do [...] com a actuação que se lhes vai seguir, não [...] duvidas de que a AD terá à sua volta mais e mais descontentamento, mais e mais desilusão. Esse é o caminho em que vai assentar a nossa acção, a acção de todos os democratas, que, como nós, preparam a queda do governo AD/Balsemão e a sua substituição por um governo verdadeiramente democrático.

Aplausos do PCP e do MDP/CDE.

O Sr. Carlos Lage (PS):- Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Carlos Lage quer a palavra para que efeito?

O Sr.Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, a UEDS [...] ainda de três minutos, que cede ao PS, para que este possa fazer uma declaração de voto.

O Sr. Presidente:- Sr. Deputado, nenhum partido [...] na FRS dispõe de qualquer tempo.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, nós temos [...] informação que indica que a UEDS ainda dispõe de três minutos. Não sei se o tempo da UEDS [...] somado ao nosso, portanto consumido em conjunto.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o tempo do PS, da UEDS e da ASDI está esgotado.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Nesse caso, resigno-me, Sr. Presidente.

O Sr. Oliveira Dias (CDS):- Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Tenha a bondade, Sr. Deputado.

O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Sr. Presidente, o CDS dispõe ainda de tempo e gostosamente cede cinco minutos à FRS para que ela possa fazer a sua declaração de voto.

Aplausos do PS e da ASDI.

O Sr. Presidente: - Nesse caso, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Lage.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Muito bem!

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Muito bem!

O Orador: - Além disso, este orçamento não respeita leis aprovadas democraticamente nesta Assembleia, como é o caso da Lei das Finanças Locais, aqui aprovada por unanimidade.

Per esses motivos e também pelo método de debate que aqui irávamos, em que não recebemos esclarecimentos do Governo relativamente a algumas das deposições de especialidade do Orçamento, ...

Vozes do PSD e do CDS: - Não apoiado!

O Orador: - ...em que a maioria votou contra alternativas que nós propusemos sem dar uma explicação, sem fazer uma crítica, parecendo que não conhecia o Orçamento ou que não estudou as nossas propostas, perante ainda a dificuldade em fundamentarmos as nossas propostas por manifesta carência de tempo, consideramos que este é um debate para esquecer. É necessário encontrar rapidamente outra fórmula constitucional e regimental para que estes debates estejam à altura da grande importância que tem a política económico-financeira e o seu debate em sede própria, o Parlamento.