o Sr. Ministro não se encontra presente, peço ao Sr. Secretário de Estado se faça eco do grande desprezo com que anotei a sua atitude. Desprezo humano primeiro e depois de ler o trabalho repugnância intelectual.

Aplausos do PCP e de alguns deputados do PS.

O Sr. Amândio de Azevedo (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

Sr! Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

Sr. Amândio de Azevedo (PSD):-Sr. Presidente, quando pedimos a prorrogação dos trabalhos estávamos longe de imaginar que iam surgir tantos incidentes, sobretudo tantas acusações.

Embora nos custe muito -porque a hora já vai adiantada e nós somos responsáveis por isso-, não imos deixar sem uma palavra de veemente protestos as últimas afirmações da Sr.ª Deputada Helena Moura. Agora a oposição arvora-se, fazendo-me lembrar os tempos do gonçalvismo, no árbitro daquilo que é bom e daquilo que não é bom, do que não honesto e do que não é honesto.

Vozes do PSD: -Muito bem!

O Orador.- Por falta de tempo, não faço mais considerações, pois tenho a consciência plena de que o povo português, que a todos nos julgará, saberá dar a devida resposta, como, aliás, já a deu tantas vezes à Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura e a outros deputados da oposição.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Continua em discussão.

Pausa.

Não havendo mais pedidos de palavras passamos à votação conjunta das ratificações n.º 29/II, do PS, n.° 67/II. do PCP, relativas ao Decreto-Lei li n.°427/80, de 30 de Setembro, que reconhece a, Universidade Livre como possa colectiva de utilidade pública, tendo por fim ministrar o ensino de nível pós-secundário.

Consultada a Assembleia, foi concedida, com votos favor do PSD, do CDS e do PPM e votos contra do PS, do PCP, da ASDI e do MDP/CDE. registando-se a ausência da UEDS e da UDP.

O- Sr. Presidente: - Penso que as declarações de voto. poderão passar para a próxima sessão...

Vozes do PSD e do CDS: - Com certeza, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Não havendo- oposição, vamos votar um requerimento de baixa à Comissão de Educação e Ciência para discussão na especialidade de propostas de alteração do Decreto-Lei n.° 426/80, de 30 de Setembro, cuja ratificação acaba de ser concedida, dentro do prazo de vinte dias.

Submetido à votação, foi aprovado, com votos a favor do PSD, do CDS e do PPM, votos contra do PCP e do MDP/CDE e as abstenções do PS e da ASDI, registando-se a ausência da UDES e da UDP.

sia, apresentado pelo Sr. Deputado Carlos Brito e outros, do PCP, que baixa à 16.ª Comissão.

A próxima sessão será quinta-feira, as 15 horas, com a continuação da agenda de hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 21 horas e 10 minutos.

Partido Social-Democrata (PSD)

Amândio Anes de Azevedo.

Amélia Cavaleiro M. de Andrade Azevedo.

Amónio Duarte e Duarte Chagas.

Arménio dos Santos.

Carlos Manuel Pereira Pinho.

Cipriano Rodrigues Martins.

Dinah Serrão Alhandra.

Eleutério Manuel Alves.

Fernando José da Costa.

Jaime Adalberto Simões Ramos.

João Afonso Gonçalves.

João Aurélio Dias Mendes.

José Angelo Ferreira Correia.

José- Augusto de Oliveira Baptista.