Presidente: Ex.mo Sr. José Rodrigues Vitoriano

Secretários: Ex.mos Srs. Cecília Pita Catarino

Alfredo Pinto da Silva

António Mendes de Carvalho

José Manuel Mala Nunes de Almeida

SUMARIO. -O Sr. Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas e 15 minutos.

Antes da Ordem do dia. -Foi dado conta do expediente, bem como da apresentação e respostas a requerimentos.

O Sr. Deputado Gomes Carneiro (PS) fez um protesto relativo a uma notícia publicada pelo jornal Correio da Manhã, bem como em relação ao relato feito pela imprensa diária da interpelação parlamentar sobre a saúde. A este propósito, a conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, reunida durante o intervalo regimental, viria a aprovar uma carta, a endereçar ao Sr. Director daquele jornal, protestando contra a referida noticia.

Em declaração política, e Sr. Deputado Moro Tomé (UDP) referiu-se a problemas de política geral, quer nacional, quer internacional.

Em declaração política, o Sr. Deputado Mário Raposo (PSD) aludiu a questões relacionadas com a revisão constitucional. Respondem no fim a pedidos de esclarecimento dos Srs. Deputados António Vitorino (UEDS), Jorge Miranda (ASDI) e João Lima (PS).

Foram discutidos e votados em separado dois votos de pesar pela morte de Bobby Sanas, apresentados um pela UEDS, que foi rejeitado, e outro conjuntamente pelo PSD, pelo CDS e pelo PPM, tendo este sido aprovado. Intervirem no debate, a diverso título (intervenções, pedidos de esclarecimento, protestas e contraprotestos). os Srs. Deputados João Lima (PS), Luís Coimbra (PPM), Magalhães Mola (ASDI), Helena Cidade Moura (MDP/CDE), Mário Tomé (UDP). Ribeiro e Castro (CDS), Costa Andrade (PSD), Manuel Mendes (PCP), Lopes Cardoso (UEDS), Borges de Carvalho (PPM), Oliveira Dias (CDS), e Pedro Roseta (PSD).

Ordem do dia. - o Sr. Deputado Duarte Chagas (PSD) procedeu à feitura de um relatório e parecer da Comissão de Regimento e Mandatos sobre substituição de um deputado do PSD, o qual foi aprovado.

Procedeu-se à continuação do debate do projecto de lei n.º 169/11, apresentado pelo PCP, sobre a Lei da Radiodifusão, tendo sido rejeitado na generalidade. Intervieram no debate, a diverso titulo, os Srs. Deputados Ribeiro e Castro (CDS), Manuel Mendes (PCP), Nandim de Carvalho (PSD), Teresa Santa Clara Comes (UEDS). Jorge Lemos (PCP)- Arons de Carvalho (PS). Helena Cidade Mouro (MDP/CDE).

Armando de Oliveira (CDS), Jorge Miranda (ASDI), Odete Santos (PCP) e Barrilaro Ruas (PPM).

Foi ainda discutido e votado na generalidade, tendo sido aprovado, o texto alternativo, apresentado pela Comissão de Administração Interna e Poder Local, aos projectos de lei n.º 134111, do PS -remunerações dos titulares dos cargos municipais - 192/11, do PCP -direitos dos membros das juntas de freguesia- e 203/11, do PSD -remunerações e abonos dos eleitos locais. Intervieram no debate os Srs. Deputados Sousa Gomes (PS), Silva Marques (PSD), Anselmo Aníbal (PCP), Abreu Lima (CDS), Borges de Carvalho (PPM) e Veiga de Oliveira (PCP).

O Sr. Presidente, depois de anunciar a apresentação de um profecia de lei, encerrou a sessão às 20 horas e 55 minutos.

O Sr. Presidente:-Temos quorum.

Está aberta a sessão.

Eram 15 horas e 15 minutos.

O Sr. Presidente: - Estão em aprovação os n.ºs 44 e 45 do Diário.

Pausa.

Não havendo, qualquer oposição, consideram-se aprovados.

Vai ser lido o expediente.

Deu-se conta do seguinte

Cartas

De Serafim Paulo Vaz de Sousa e Silva, residente em Queluz Ocidental, expondo a sua actual situação, enviando o seu curriculum e pedindo a todos