Devo, aliás, dizer que tenho experiência nesse sector, pois, quando trabalhei no sector do turismo, tive oportunidade de responder a várias questões postas por associações de consumidores, tanto da Alemanha Federal como da Grã-Bretanha. Como sabem, o turismo que vem a Portugal -e isto só a título de exemplo-, que compra um quarto com janela virada para o mar...

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Há um fado que fala nisso...

O Sr. César Oliveira (UEDS): - É só "zeco"? Nem parece. O que seria se fosse um curso!?

O Orador:- ...naturalmente que, ao tratar deste problema, tive o cuidado de estudar, de apreciar dezenas de pareceres, dezenas de livros e também de utilizar alguma experiência que tenho no sector.

Naturalmente que não sou o autor de todas as frases nem de todas as palavras que escrevi,...

Vozes do PCP: - Olha, reconhece.

ganhar honestamente a vida.

Relativamente às questões postas pela Sr.ª Deputada lida Figueiredo, devo dizer - e que isto fique claro - que, no seio do PSD, tanto a minha posição como a do meu colega de bancada Mário Raposo são precisamente iguais. Defendemos a existência de associações de consumidores.

Na verdade, o problema do tal instituto de defesa do consumidor é discutível. O Sr. Deputado Mário Raposo referiu-se a isso e eu até posso não concordar com ele, pois estou num partido que é pluralista, mas esse é um problema que, em sede de especialidade, teremos oportunidade de debater mais abertamente e de, em relação à solução proposta apresentar os prós e contras.

O PSD defende associações de consumidores!

A Sr.ª lida Figueiredo (PCP): - Mas que associações?

O Orador: - Repito, para que fique bem claro, que o PSD defende associações de defesa dos consumidores. Portanto, não defendemos interesses escondidos, não defendemos os tais interesses que os senhores referem nos palavrões que fazem parte da cassette habitual do Partido Comunista Português.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Cisar Oliveira (UEDS): - Lá vai estudando ... Acho que faz bem.

O Orador: - Exacto, Sr. Deputado, lá vou estudando qualquer coisa, para não dizer muitas asneiras ou, pelo menos, para evitar algumas.

Não tenho o dom da sabedoria total e, portanto, muito modesta e humildemente, dedico-me o melhor que sei aos sectores de que o meu partido me encarrega. E foi isso que fiz hoje.

Aplausos do PSD.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: - Não, Sr. Deputado. É que me parece ter respondido já a todas as questões que me foram colocadas.

Aliás, devo dizer-vos, Srs. Deputados da o que o Partido Social-Democrata, ao abster-se na votação na generalidade destes projectos de lei, o faz