contra aqueles que de há longos anos vêm explorando a miséria e o sofrimento do nosso povo.
A Ordem dos Médicos acaba de classificar os diplomas que aí se anunciam de estatizantes, classificando até o Ministro Carlos Macedo de prepotente.
A Ordem dos Médicos está a exagerar. Não é necessário que eu faça essa advertência, mas a Ordem dos Médicos nunca concordará com um serviço de saúde para o povo.
Mas está nas vossas mãos, Srs. Deputados do PSD, darem um passo importante nesse sentido: afirmarem que são sociais-democratas, serem coerentes com os vossos princípios, e o CDS que tome o caminho que entender tomar.
Aplausos do PS, do PCP e da UEDS.
O Sr. Presidente: - Para pedidos de esclarecimento, tem a palavra, em primeiro lugar, o Sr. Deputado Oliveira Dias.
O Sr. Presidente: - Mais algum dos Srs. Deputados deseja fazer pedidos de esclarecimento?
O Sr. António Arnaut (PS): -Sr. Presidente, se não se importa eu prefiro responder após cada um dos vários pedidos de esclarecimento e não numa resposta conjunta.
O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.
O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Responda à pergunta!
O Orador. - Não é o Sr. Deputado Narana Coissoró que me diz como eu devo responder. Se eu lhe estivesse a responder a si, responder-lhe-ia de outra forma; mas, como se trata do Sr. Deputado Oliveira Dias, respondo desta maneira.
Aplausos do PS, da ASDI, da UEDS e do PCP.
Aliás, falando destas questões, certamente se compreenderá que lhes ponha alguma emoção. Quando falo de saúde, não falo de saúde em termos abstractos, e justamente quando falo de povo também não falo em termos abstractos. O Sr. Deputado far-me-á a justiça, outra vez, de aceitar que eu conheço um pouco dessa matéria.
Mas, agora, pergunta-me se eu mudei o meu conceito de saúde.
O Sr. Deputado sabe que eu não sou um técnico de saúde.
O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Dá-me licença?
O Orador - Faça favor.
O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Não falei de conceito de saúde, Sr. Deputado, mas de conceito de sistema de saúde, o que é uma coisa diferente.
Uma voz do CDS: - Muito bem!
O Orador: - O Sr. Deputado fala em sistema de saúde, mas eu falo em serviço nacional de saúde.
O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Desculpe, Sr. Deputado, mas falou de sistema de saúde ou, se preferir, sistema ou serviço de saúde.
O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Com franqueza!
O Orador: - Sem dúvida, Sr. Deputado, sem dúvida! Porque se actuassem coordenadamente podiam integrar-se num serviço nacional.
Mas o que me perguntou era se eu mudara a minha opinião a respeito da filosofia fundamental do Serviço Nacional de Saúde.
O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Dá-me licença?
O Orador: - Faça favor, Sr. Deputado.
O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Pergunto se mudou o seu conceito, relativamente à estrutura burocrático-administrativa e do modelo concreto de sistema.