a seguir à intervenção do roeu camarada César de Oliveira.

O Sr. Presidente: - Com certeza, Sr. Deputado Foram os Srs. Deputados Moura Guedes, Rui Pena, Sousa Marques, Carlos Brito, Veiga de Oliveira e Silva Marques.

O Sr. Lopes Cardoso (UEDS): - Portanto, creio que falta usarem da palavra dois dos deputados que se tinham inscrito.

O Sr. Presidente: - Exacto!

O Orador: - Pessoalmente, parece-me preferível, até porque teríamos de criar um período de antes da ordem do dia expressamente para esta matéria, que se concluísse agora este debate e entrássemos de seguida na ordem do dia de hoje.

Vozes do PCP: - Amanhã!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Desculpe, Sr. Presidente, mas quero apenas dizer que prescindo.

O Sr. Presidente: - Então resta apenas o Sr. Deputado Veiga de Oliveira.

O Sr. Veiga de Oliveira (PCP): - Sr. Presidente, então, como sou o único orador inscrito, penso que podemos terminar já este debate.

O Sr. César de Oliveira (UEDS): - Sr. Presidente peço a palavra para um protesto em relação à intervenção do Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Presidente: - Então, antes de dar a palavra ao Sr. Deputado Veiga de Oliveira, tem V. Ex.ª a palavra para formular o protesto.

O Sr. César de Oliveira (UEDS): - Sr. Deputado Silva Marques, na verdade, sou exactamente a mesma pessoa e assumo publicamente os erros cometidos.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Esse foi um erro!

O Sr. Silva Marques (PSD): - E este também?!

O Orador: - E gostaria que as outras pessoas, que também mudam. de opinião tanto ou mais do que eu, assumissem igualmente o seu passado nesta Assembleia, com a mesma frontalidade com que eu sou capaz de o fazer.

Vozes da UEDS, do PS e do PCP: - Muito bem!

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Peço a palavra para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Sousa Merques (PCP) : - Sr Presidente, apoiámos a decisão de se. passar imediatamente à ordem do dia. As inscrições dos deputados que não tiveram a ocasião de se pronunciar hoje transitarão para amanhã. Se é esse o entendimento da Mesa, estamos de acordo e, portanto, proponho que passemos imediatamente ao período da ordem do dia.

O Sr. Presidente: - É precisamente esse o entendimento da Mesa, Sr. Deputado.

O Sr. Magalhães Mota (ASDI): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Magalhães Mota (ASDI): - Sr. Presidente, peço a palavra para me referir a um assunto completamente diferente daquele que tem estado em discussão.

Não quero deixar passar a oportunidade para chamar a atenção da Câmara para um facto de que acabo de tomar conhecimento e que é o seguinte: o chanceler Bruno Kreisky, da Áustria, está hospitalizado por motivo de doença, que suponho ser de alguma gravidade Penso que ficaria, bem a esta Câmara se exprimisse o sentimento do povo português no sentido de lhe desejar um pronto restabelecimento.

O Sr. Presidente: - Se a Câmara estiver de acordo, a Mesa enviará um telegrama em nome da Assembleia da República Portuguesa.

Pausa.

Então assim se fará.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, quero apenas perguntar, relativamente à matéria que se estava a discutir, se o Sr. Deputado Veiga de Oliveira é o único deputado que se encontra inscrito para usar da palavra.

O Sr. Presidente: - Não, Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Então eu sugeria que se interrompesse neste ponto a discussão desta matéria.

O Sr. Presidente: - Está interrompida, Sr. Deputado.

Ficam ainda inscritos para o sessão de amanhã os Srs. Deputados Veiga de Oliveira, Sousa Marques e o Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Eu prescindo, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Com certeza, Sr. Deputado.

Ficam então inscritos para amanhã os Srs. Deputados Veiga de Oliveira e Sousa Marques.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, entramos no período da ordem do dia.

Para proceder à leitura de um relatório e parecer da Comissão de Regimento e Mandatos tem a palavra o Sr. Deputado Montalvão Machado.