Vozes do CDS - Muito bem!

O Sr. Presidentes. - Tem a palavra o Sr. Deputado Tengarrinha, para responder.

Uma voz do CDS - Tem a palavra, mas não a capacidade

O Sr. José Manuel Tengarrinha (MDP/CDE): - Lamento mais uma vez que o tempo não tenha sido suficiente para poder concluir, na minha intervenção, alguns aspectos que me pareciam relevantes de uma actividade que considero das mais graves para o regime democrático em que nos encontramos.

Efectivamente, reduzindo ao essencial - para além de reconhecimento que tenho pêlos talentos que o Sr. Deputado me reconheceu, quero dizer-lhe que há vários documentos que mostram perfeitamente é esses são sobretudo documentos que vêm do conselho de redacção, das comissões de trabalhadores, do próprio orçamento do conselho de gerência da ANOP que uma verba um pouco superior seria suficiente para dotar a ANOP de meios que, embora dimensionados em relação às exigências do nosso pais, poderiam, no entanto, facilitar o trabalho sobretudo dos redactores e dotar a ANOP de meios que lhe permitiriam uma maior cobertura informativa. A verdade é que neste momento, posso citar-lhe rapidamente, do conselho de redacção, por exemplo...

O Sr. Oliveira Dias (COS): - Sr. Deputado, disse que podíamos ceder dois ou três minutos do tempo de que o meu partido dispunha más para responder as perguntas que lhe coloquei, e não para continuar a sua intervenção.

Aplausos do PSD, CDS e do PPM.

Q Orador? -Sr. Deputado, penso que certamente nesse caso bastaria ter feito a afirmação inicial, porque julguei que a sua confiança em mim não seria talvez tanta que não exigisse uma confirmação da minha afirmação. Já que de facto confia que basta a afirmação, mais uma vez muito obrigado.

Na verdade, poderia confirmá-lo e dou-lhe a ler, se quiser, toda essa documentação, com relatórios que mostram que aumento não tão exagerado de verba seria suficiente, é evidente que não para dotar a ANOP de meios equivalentes aos das grandes agências internacionais, mas para dotá-la de meios suficientes para trabalhar com mais eficácia do que aquela que se tem verificado.

É evidente que desta forma a ANOP não pode cumprir e citei estes casos como poderia citar muitos outros - a função que é principalmente a de informar os Portugueses sobre os acontecimentos que mais directamente podem dizer respeito aos nossos interesses e sobre aquilo que de muito importante se está a passar na Europa. O desequilíbrio da informação nestes casos citados, e poderia citar muitos outros, é manifesto.

O Sr. Deputado pergunta como penso que este problema poderia ser resolvido pelo Governo Francês, mas o Sr. Deputado sabe, certamente tão bem como eu, que a herança do actuei Governo Francês é pesada em vários domínios, e sabe que sob o regime de Giscard d'Estaing a informação em França estava muito longe de sei também amplamente democrática.

O Sr. Oliveira Dias (CDS): - O Sr. Deputado sabe também quantos responsáveis por órgãos de informação nacionalizados franceses foram substituídos pelo Governo actual, Sr Deputado?!...

Vozes do PSD: - Esqueceu-se!...

Vozes do CDS e do PSD: - Mal empregado tempo!

O Sr. Presidente; - Tem a palavra o Sr. Deputado Adérito Campos.

O Sr. César de Oliveira (UEDS): - Já se vai a rir e ainda não começou a falar!!

O Sr.. Adérito Campos (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. primeiro-ministro e Srs. Membros do Governo: em dois actos eleitorais sucessivos o povo português sancionou e apoiou o projecto político-governativo que lhe foi apresentado pela Aliança Democrática - e para segurança do Sr. Deputado José Tengarrinha, acrescentaria que sem qualquer tipo de manipulação, mas por vontade própria desse mesmo povo

Aplausos do PSD. do CDS e do PPM.

... e em ambos os casos se pode afirmar sem risco de refiro que uma larga quota-parte dessa mesma vitória se ficou a dever à juventude, que [...] votou na AD.

Aplausos do PSD. do CDS e do PPM.

Cansada de demagogias baratas, de promessas sem cumprimento, do debate ideológico oco e ineficaz que [...]