condigna é o sonho cada vez mais difícil de realizar e a saúde um benefício que os doentes têm de pagar caro.

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

O Orador: - Já tínhamos perdido o hábito de ouvir pessoas a bufar facilmente!

Por outro lado, verificam-se escândalos no abastecimento de produtos alimentares, porque não existe qualquer plano de abastecimento que venha garantir o escoamento dos produtos nacionais e o abastecimento à população e, pelo contrário, o que acontece é a total cobertura governamental às chorudas negociatas dos intermediários parasitas.

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É cada vez mais difícil a vida dos reformados e pensionistas, dos desempregados e deficientes, dos trabalhadores da maioria da população portuguesa.

Com a política desastrosa dos governos da AD visando a recuperação imediata para um punhado de senhores parasitários dos privilégios perdidos com a revolução de Abril, o país está cada vez mais pobre e a vida do povo cada vez pior.

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

O Orador: - O agravamento das condições de vida não é apenas o resultado de uma política que em todos os seus aspectos empurra o país para o caos económico e financeiro. É um objectivo deliberadamente assumido e levado a cabo pelo Governo, no quadro do reforço da exploração dos trabalhadores, da desvalorização da sua força de trabalho, da repressão patronal, do agravamento acelerado da dependência económica e financeira do país.

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

O Orador: - E para intensificar essa política que a AD e o seu Governo pretendem destruir o quadro económico resultante da revolução de Abril e consagrado na Constituição.

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

O Orador: - Por isso e para isso pretendem conquistar através de uma revisão inconstitucional os instrumentos necessários para fazerem passar o seu pacote anti-laboral e uma nova legislação de entrega dos sectores fundamentais da nossa economia aos grandes grupos económicos que, em decénios de exploração, conduziram o país ao mais brutal atraso e empobrecimento.

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Nenhum país está bem quando o seu povo está mal e o Governo se constitui num factor de agravamento contínuo da situação económica e financeira!

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

O Orador: - A demissão do Governo, a dissolução da Assembleia da República e a realização de novas eleições são uma exigência nacional.

Aplausos do PCP e protestos do PSD, do CDS e do PPM.

O Orador: - Só assim, também, se porá cobro ao brutal agravamento das condições de vida, à profunda crise económica, social e política, em que a AD vem mergulhando o país.

Vozes do PSD e do CDS: - Tchh!...

Aplausos do PCP e do MDP/CDE.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Ferreira do Amaral.

O Sr. Ferreira do Amaral (PPM): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Passam hoje 50 anos sobre o falecimento daquele que foi o último Rei de Portugal, D. Manuel II.

Vozes do PCP: - Tchh!...

O Orador: - Estão no vosso direito, Srs. Deputados!

E nós não quereríamos deixar passar esta data sem aqui fazer algumas considerações que julgamos pertinentes. Em primeiro lugar, porque é indubitável que se trata de uma efeméride histórica ...

Vozes do PCP: -Tchh!...

O Orador: - .... porque histórica foi a pessoa que há 50 anos faleceu.

Por outro lado, porque, na nossa óptica, se trata de um chefe de Estado que, enquanto o foi, foi exemplar e que, depois de o ter sido, sempre se evidenciou como um português em todas as circunstâncias.

Vozes do PPM: - Muito bem!

O Orador: - Permito-me recordar a juvenilidade com que este monarca acedeu às altas funções e as circunstâncias difíceis em que o fez, o que levou alguns seus contemporâneos a compararem-no a um outro rei do século passado, sem dúvida também notável: D. Pedro V.

Assinalo ainda a sua extensa cultura e o seu carácter sempre evidenciadamente vertical e limpo. Trata-se de uma figura que prestou à nossa cultura serviços elevadíssimos, nomeadamente no campo da bibliofilia e da bibliografia, publicando uma obra em 3 volumes que hoje é disputada por todos os bibliófilos por preços elevadíssimos e que é fundamental para o estudo de livros antigos portugueses.

Vozes do PCP: - Tchh!...