Manuel dos Santos e Matos.

Manuel Silva Ribeiro de Almeida.

Maria Alda Barbosa Nogueira.

Maria Ilda Costa Figueiredo.

Mariana Grou Lanita da Silva.

Octávio Augusto Teixeira.

Zita Maria de Seabra Roseiro.

Partido Popular Monárquico (PPM)

António Cardoso Moniz.

António José Borges G. de Carvalho.

António de Sousa Lara.

Augusto Ferreira Amaral.

Henrique Barrilaro Ruas.

Acção Social Democrata Independente (ASDI)

Jorge Manuel M. Loureiro de Miranda.

Manuel Cardoso Vilhena de Carvalho.

União da Esquerda para a Democracia Socialista (UEDS)

António Poppe Lopes Cardoso.

Movimento Democrático Português (MDP/CDE)

António Monteiro Taborda.

União Democrática Popular (UDP)

Mário Baptista Tomé.

O Sr. Presidente: - Estão em aprovação os n.ºs 121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130 e 131 do Diário, respeitantes às reuniões plenárias de 16, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de Julho último.

Pausa.

Como não há qualquer objecção, consideram-se aprovados.

Vou dar a palavra ao Sr. Secretário Reinaldo Gomes, que vai dar conta de requerimentos dos senhores deputados e de respostas a requerimentos recebidos na Mesa.

O Senhor Secretário (Reinaldo Gomes): - Foram apresentados na Mesa, nas últimas reuniões plenárias, os requerimentos seguintes:

Reunião do dia 11 de Outubro de 1982: ao Ministério do Trabalho e à Câmara Municipal do Porto (3), formulados pela Sr.ª Deputada Ilda Figueiredo; ao Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas, formulado pelo Sr. Deputado Rogério de Brito, e à Câmara Municipal de Marco de Canavezes, formulado pelos Srs. Deputados Gaspar Martins, Ilda Figueiredo e Manuel Almeida.

Na reunião do dia 12 de Outubro de 1982: ao Ministério da Educação, formulado pelos Srs. Deputados António Taborda e Herberto Goulart; ao Ministério das Finanças e do Plano, formulado pelo Sr. Deputado Magalhães Mota; ao Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes, formulado pelo Sr. Deputado Joaquim Gomes, e ao Governo, formulado pela Sr.ª Deputada Ilda Figueiredo.

O Governo respondeu a requerimentos apresentados pelos seguintes Srs. Deputados: Alfredo Pinto da Silva, na sessão de 31 de Março de 1981; Júlio Miranda Calha, na sessão de 19 de Novembro de 1981; Magalhães Mota, nas sessões de 19 de Março, 13 e 28 de Abril, 10 de Maio, 30 de Junho, 6 e 7 de Julho; António Anselmo Aníbal e Joaquim Gomes dos Santos, na sessão de 2 de Abril; Ilda Figueiredo, na sessão de 25 de Maio; Álvaro Brasileiro, na sessão de l de Junho; Gaspar Martins, na sessão de 8 de Junho; Fernando Dias de Carvalho, na sessão de 17 de Junho; Lacerda de Queiroz, na sessão de 24 de Junho; Leonel Fadigas e Guilherme dos Santos, na sessão de 29 de Junho; Oliveira Martins, na sessão de 20 de Julho, e Lopes Cardoso e António Vitorino, na sessão de 20 de Julho.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, verifica-se a inscrição, no período de antes da ordem do dia, dos Srs. Deputados Ilda Figueiredo, Marcelo Curto e Mário Tomé, para procederem a declarações políticas.

O Sr. Mário Tomé (UDP): - Sr. Presidente, dá-me licença? É para requerer a contagem do quórum, pois penso que não é suficiente para se continuar a sessão.

O Sr. Presidente: - Vai, então, proceder-se à verificação do quórum.

Pausa.

nacionais a um punhado de famílias bem conhecidas do povo português, pela opressão e exploração que impuseram durante dezenas de anos.

E enquanto se intensifica a deterioração global da economia, centenas de negócios eseuros proliferam e as negociatas dos intermediários e açambarcadores são tão vulgares, que para os barões da AD nem é escândalo o seu envolvimento em casos conhecidos da corrupção ao mais alto nível do aparelho de Estado.

Vozes do (PCP): - Muito bem!

À Oradora: - A gravidade da situação económica salta para os jornais e já nem os malabarismos do