mos e que se passaria para outro dia, se disso for caso.

Vozes da ASDI e do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente:- Tem a palavra o Sr. Deputado Sousa Tavares.

O Sr. Sousa Tavares (PSD): -Sr. Presidente, pedi a palavra no mesmo sentido.

Secundando o pedido do Sr. Deputado Rui Pena e até para avalizar a possibilidade de intervenção correcta do Sr. Deputado Jorge Sampaio, eu queria que este debate fosse generalizado pelo menos durante mais meia hora. Por isso, requeiro que o período de antes da ordem do dia seja prorrogado.

O Sr. Presidente: - Tem apalavra o Sr. Deputado Lopes Cardoso.

O Sr. Lopes Cardoso (UEDS):: - Sr. Presidente, já que outros grupos parlamentares se pronunciaram em relação à proposta feita pelo Sr. Deputado Rui Pena, eu quero dizer que pela nossa parte não nos opomos.

De facto, não estamos nada espantados com o decurso que foi imprimido ao debate, não estamos atónitos perante o que se passou.

Pensamos que a importância da matéria justifica perfeitamente que o debate tenha assumido os aspectos que assumiu. Mas, também nos parece que é preferível que ele continue sem espartilhos regimentais. Por isso, pela nossa parte, damos o nosso acordo à proposta feita pelo Sr. Deputado Rui Pena.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Lage.

O Sr. Carles Lage (PS):- Sr. Presidente e Srs. Deputados, parece-me que há duas alternativas: ou prosseguimos no debate tal como propôs o Sr. Deputado Rui Pena ou estabelece-se hoje um acordo para se fixar um período para uma próxima ordem de trabalhos em que seja agendada especificamente esta matéria.

Qualquer das duas soluções nos serve, embora naturalmente para a boa sequência do debate a primeira proposta do Sr. Deputado Rui Pena não tenha objecções da nossa parte, muito pelo contrário.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, se me permite, eu gostaria de dar a opinião do meu grupo parlamentar sobre esta matéria.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (.PSD),: - Nós não temos objecções a que se generalize o debate, pois reconhecemos o interesse do autor do agendamento da reunião de hoje.

De qualquer modo, independentemente de uma solução ou de outra, não nos parece, antes pelo contrário, que a discussão como está a decorrer deve ser interrompida porque pelo menos isso deve ser feito, isto é, deve ser levada até ao fim a expressão dos interessados que em tempo oportuno pediram a palavra.

O Sr. Presidente: - Tem a apalavra o Sr. Deputado Carlos Brito.

O Sr. Carlos Brito (PCP) : - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Na sequência lógica daquilo que há pouco tinha afirmado, naturalmente nós estamos perfeitamente disponíveis para participar num debate, e imediatamente, relativamente às questões que aqui foram trazidas na intervenção do Sr. Deputado Mário Tomé.

Nesse sentido concordamos, portanto, com a sugestão do Sr. Deputado Rui Pena, que aliás estava implícita na interpelação que há pouco fiz à Mesa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Borges de Carvalho.

Aplausos do PPM.

O Sr. António Vitorino (UEDS): - O PPM que corte! ...

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, uma vez que não há consenso, vou conceder a palavra aos deputados que estão inscritos e a reunião dos líderes parlamentares decidirá depois da inscrição deste assunto numa outra sessão da Assembleia.

Tem a palavra o Sr. Deputado António Taborda.

O Sr. António Taborda (MDP/CDE): -Sr. Presidente, é só para dizer à Câmara da disponibilidade do meu grupo parlamentar para a continuação do debate e, portanto, para dar o apoio à proposta do Sr. Deputado Rui Pena.

O Sr. Presidente:- Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Lage.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente e Srs. Deputados: É apenas para dizer que, na medida em que se verifica oposição do PPM, que todavia parece ter aderido à primeira alternativa que nós formulámos, se fixe um período de antes da ordem do dia para uma discussão aprofundada sobre esta matéria.

Nós estamos de acordo e formulamos aos restantes grupos parlamentares a proposta também nesse sentido e solicitamos o seu consentimento.