O Orador: - É hoje inegável que a AD, através dos seus sucessivos governos, não foi capaz de minimamente cumprir as suas promessas eleitorais.

Vozes do PSD: - Não apoiado!

Vozes do CDS: - É isso o que estamos a fazer!

O Orador: - Ao fim de dois anos, ininterruptos, de governação AD toda esta demagogia eleitoralista resulta inconsistente, oca, sem qualquer fundamento sério. São palavras sem correspondência com as realidades vividas.

Aplausos do PS, da ASDÍ e da UEDS.

Vozes do CDS: - Não apoiado!

Vozes do PSD e do CDS: - E foi!

O Orador: - ... o défice da balança de transacções externas ia ser reduzido; o desemprego ia ser controlado e mantido em níveis aceitáveis; o desenvolvimento ia ser acelerado; as exportações iam aumentar e as importações diminuir. Era a linguagem de inícios de 80 e tratava-se de ganhar, custasse ao País o que custasse, as eleições de 5 de Outubro desse mesmo ano.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - O primeiro governo de Balsemão, mais discreto, após um ano de demagogia eleitoralista sem freio...

A Sr.ª Manuela Aguiar (PSD): - Não apoiado!

Vozes do PS: - Muito bem!

Aplausos do PS, da ASDI e da UEDS.

Vozes do PSD e do CDS: - Muito bem!

O Orador: - Não tem desculpa. Encontrou a balança de transacções correntes à beira do equilíbrio, dada a política patriótica dos governos socialistas - como o próprio Ministro João Salgueiro hoje reconhece; as reservas de ouro desembaraçadas de compromissos anteriores e espectacularmente revalorizadas no mercado internacional; a inflação controlada; as exportações em fase de crescimento manifesto; as importações em decréscimo; as remessas dos emigrantes e o turismo atingindo valores superiores aos de sempre.

Aplausos do PS, da ASDI e da UEDS.

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Foi por isso que perderam as eleições?

O Orador: - Que fez a AD a partir desta base, reconhecida pelos próprios peritos internacionais como razoavelmente boa e mesmo promissora, dispondo, ainda por cima, de uma cómoda maioria parlamentar?

A resposta está no OGE e no Plano que o actual governo AD nos apresenta e que, por si sós, constituem terrível requisitório contra os dois anos de governação AD.

Vozes do PS: - Muito bem!