viu nada. Foi passear, com certeza, o que também vale a pena porque creio que a Região Autónoma dos Açores merece bem um passeio.

Mas o facto é que o Sr. Deputado ignora que no Orçamento da Região Autónoma dos Açores são atribuídas às Secretarias que estão implicadas directamente com os problemas de reconstrução - e podemos dizer que são quase todas - as verbas adequadas para manutenção do ritmo impressionante com que, dois anos decorridos depois do sismo, se mantém essa reconstrução.

De facto, o Sr. Deputado acaba de dizer que a burguesia ...

Risos do PS, do PCP, da UEDS, do MDP/CDE e da UDP.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Mário Tomé.

O Sr. Mário Tomé (UDP): - É para um contraprotesto.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Fiz aqui uma intervenção depois de ter visitado a ilha Terceira e a zona atingida pelo sismo e depois de ter visto, aqui há poucos meses, o estado em que se encontrava esta zona. O Sr. Deputado fez nessa altura uma intervenção no mesmo estilo da que fez agora e não conseguiu desmentir nada, pois apenas disse que eu fui ía passear.

Só que eu quando lá vou - e aprecio a beleza das ilhas - não vou para os sítios onde o senhor vive, com certeza. Vou aos sítios onde o povo vive, como o senhor sabe e se calhar até já teve curiosidade de ir ver mas não gosta de o dizer.

Eu vi como o povo vive, por exemplo, em Rabo de Peixe, em que há casas com dois compartimentos onde vivem 17 e 18 pessoas.

A Sr.ª Cecília Catarino (PSD): - Rabo de Peixe é em S. Miguel!

O Orador: - Mas ainda não acabei de falar!

Da outra vez estive na ilha Terceira e falei da Terceira. Disse como se estava a processar a reconstrução, que o Sr. Deputado acabou de dizer que vai de vento em popa, mas quem tem enriquecido é o Soares da Costa e o povo que vive em boas condições foi aquele que emigrou porque nunca mais conseguia ter uma casa!

O que aconteceu a milhares de acidentados no sismo foi que tiveram que emigrar!

O Sr. Deputado falou de representatividade e eu quero dizer-lhe que obviamente é o PSD que manda naquilo.

Risos do PSD e do CDS.

O PSD comporta-se lá como os caciques em qualquer sítio e as pessoas têm medo, estão intimidadas.

Protestos do PSD.

Os trabalhadores tem medo de se reunir, não se podem reunir nos seus locais de trabalho nas horas que a lei sindical lhes permite.

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Disparates!

Risos do PSD e do CDS.

... aliás, no continente, que derrubará a AD como Governo nacional e as diques do PSD na Madeira e nos Açores.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, vamos votar o n.º 2 do artigo 10.º da proposta de lei do Governo.

Submetido à votação, foi aprovado, com votos a favor do PSD, do CDS e do PPM, votos contra do PCP, do MDP/CDE e da UDP e abstenção do PS, da ASDI e da UEDS.

o seguinte:

2 - É autorizado o Governo a efectuar no orçamento da segurança social transferências de verbas entre as áreas de dotações para despesas correntes, com exclusão das dotações para gastos com a Administração.

O Sr. Presidente: - Vamos agora passar à discussão e votação do artigo 2.º da proposta de lei do Governo.

Está em discussão.

Tem a palavra o Sr. Manuel dos Santos.