mílias estivessem mais próximas das pequenas famílias e estas também se aproximassem daquelas.

De qualquer modo, Sr.ª Deputada, gostaria de saber o que é que V. Ex.ª pensa acerca das grandes famílias, por exemplo, na União Soviética. Como V. Ex.ª sabe, há cidadãos na União Soviética que têm pelo menos o uso para não dizer a propriedade de largos bens de raiz, várias piscinas, várias vivendas, vivenda de Inverno, vivenda de Verão, vivenda de meia-estação, etc., enquanto outros cidadãos nem sequer têm apartamento próprio.

Aplausos do PSD.

O Sr. António Mota (PCP): - Que falta de rigor!...

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - À falta de monarquia este faz o papel de bobo.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ilda Figueiredo.

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP): - Sr. Deputado Silva Marques, foi sem espanto que ouvi a sua intervenção, sobretudo a última parte, De facto, o Sr. Deputado já nos habituou às suas arengas nesta Assembleia sobre questões ou pseudo-problemas internacionais para assim seguir as pegadas do seu Governo, tentando desviar a atenção desta, Assembleia dos grandes problemas do nosso povo, dos grandes problemas que afectam o nosso país.

Vozes do PCP: - Muito bem!

A Oradora: - Em relação a essa questão, Sr. Deputado, não vou seguir o seu desafio, porque a mim interessam-me os problemas do povo português.

Vozes do CDS: - Ah!...

foram feitos e que já são? mais do que os dias que temos deste ano de 1982.

O Sr. António Mota (PCP): - É um roubo.

Aplausos do PCP e do MDP/CDE.

Em relação à questão das eleições antecipadas e ao apoio que o Sr. Deputado diz que este Governo tem da parte das massas trabalhadoras, lembrar-lhe-ei que V. Ex.ª em Junho dizia aqui exactamente o mesmo e que em Julho o primeiro governo Balsemão caiu. Como vê não é assim tão difícil isso acontecer.

Nós consideramos, e o povo português já o disse, que este governo não serve. Então a saída é demiti-lo quanto antes, é fazer eleições antecipadas. Será que os senhores têm assim tanto medo do voto popular que não querem eleições?!

Os senhores lá sabem porquê..., lá sabem a política que estão a levar a cabo.

Aplausos do PCP e do MDP/CDE.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Silva Marques, foi instantemente recomendado, na Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares, que fosse limitado' o período de antes da ordem do dia de hoje às declarações políticas de interesse relevante.

O Sr. Deputado já pediu um esclarecimento e pede agora novamente a palavra. A minha disposição, neste momento, é de lha reservar para a próxima sessão, a não ser que o Sr. Deputado diga que se trata de facto de uma situação suficientemente grave para eu ir contra a deliberação unânime da Conferência dos Presidentes dos Grupos. Parlamentares.

O Sr. Silva Marques (PSD): -Sr. Presidente, de forma nenhuma se trata disso. Queria dizer, de qualquer modo, que aceito o apelo que V. Ex.ª me faz. No entanto, regimentalmente, é evidente que teria direito a comentar as afirmações da Sr.ª Deputada.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o apelo não é meu, mas sim, consequência do acordado na Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares. Por outro lado, utilizámos meia hora. Em princípio teríamos tempo para várias intervenções no período de antes da ordem do dia, o que não vamos fazer.

Agradeço a sua compreensão.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: Passamos agora à primeira parte do período da ordem do dia, na qual consta o pedido de inquérito parlamentar n.º 10/II, subscrito pela ASDI, que respeita à aquisição pela