O Sr. Silva Graça (PCP): - É só para fazer um breve comentário.

O Sr. Presidente: - Com certeza. Dispõe de 1 minuto.

intervenção focou ainda outros problemas sérios: o Sr. Deputado acabou, no fundo, por fazer uma defesa obsessiva da iniciativa privada - isso percebe-se - e por dizer que está de acordo com a liberalização das rendas de casa.

Por fim, gostaria de realçar uma contradição que já ontem o meu camarada Veiga de Oliveira realçou. É que computando a sua intervenção com a do Sr. Deputado Sousa Tavares verifica-se que nada têm a ver uma com a outra.

A intervenção ontem proferida pelo Sr. Deputado Sousa Tavares já tinha constituído uma profunda contradição em relação a toda a AD. Agora é no mesmo partido que se constatam duas intervenções completamente diferentes de dois deputados que parecem estar em partidos distintos.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Sr. Sousa Tavares (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Sousa Tavares (PSD): - É bom que se fundamentem as afirmações que se fazem.

Tudo quanto o Sr. Deputado Ferreira de Campos disse é perfeitamente integrável em tudo quanto eu ontem afirmei.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador. - Apenas apontei factos concretos, não me referindo propriamente ao problema da habitação em conjunto, e não vejo que haja qualquer diferença entre isso e o que hoje foi dito pelo meu colega de bancada.

Mas há uma nota que gostaria de sobrelevar: quando o Sr. Deputado Silva Graça diz que o meu colega deputado Ferreira de Campos não ouviu bem o que os comunistas disseram e fala em 15 % do OGE, devo lembrar-lhe que as receitas do OGE são 300 milhões de contos, daí que 15 % represente 45 milhões. E isto já para não falar na totalidade do OGE, abrangendo receitas e despesas. Portanto, esse valor não anda muito longe dos 50 milhões de contos.

Quem parece, pois, não saber fazer contas é o Sr. Deputado Silva Graça.

Vozes do PSD e do PPM: - Muito bem!

O Orador: - Além disso, queria dizer que tudo quanto o Sr. Deputado Ferreira de Campos disse está perfeitamente de acordo com o meu pensamento no sentido da integração do sector público, do sector cooperativo e do sector particular.

Quando adianto determinado tipo de ideias ou de medidas concretas que podem ser tomadas desde já, como é o caso do combate ao subaluguer, da cassação ou da possibilidade de aumento das rendas dos contratos de arrendamentos antiquados que sejam usufrutuários de pessoas com disponibilidades financeiras para desde já poderem pagar rendas elevadas, nada disto é contraditório.

Quando adianto mesmo a possibilidade de municipalização dos solos urbanos urbanizáveis isto não está em contradição com o que o meu colega disse.

Não compreendo, pois, se o que o Sr. Deputado Silva Graça pretende é lançar sementes de cizânia entre nós. Se é isso, digo-lhe que não consegue, Sr. Deputado.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Ferreira de Campos.

O Sr: Ferreira de Campos (PSD): - Uso da palavra para um breve protesto, repudiando a aleivosia do Sr. Deputado Silva Graça quando afirma que a palavra «fascismo» me queima a boca.

Devo dizer-lhe que não mie desonra esse facto pois há testemunhos de colegas meus desta Câmara que sabem que lutei contra o regime fascista, afrontando-o. Também estive preso três dias, também andei a borrar paredes no Estádio Municipal de Coimbra, lutando contra a guerra colonial, estive integrado numa célula do MUD juvenil com José Augusto Seabra, Arnaldo Mesquita e outros, pelo que tenho a dizer-lhe, muito sinceramente, que essa palavra não me queima a boca, não repudio o meu passado, fiz a minha opção na altura em que entendi que a devia fazer e não estou arrependido.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Finalmente, quanto ao meu irrealismo de maximilizar o sector público na resolução do problema habitacional, que o Sr. Deputado me atribuiu como se eu tivesse sugerido que seria essa a política do Partido Comunista, queria lembrar que ontem um camarada seu não falou em 100 % da contribuição do sector público para a resolução do problema habitacional;