O Orador: - Enquanto o ouvia falar até pensei estar perante um novo dirigente político do CDS. Quem sabe, um substituto do próprio Prof. Freitas do Amaral!

O Sr. Carias Robalo .(CDS): - Nem tanto, meu Deus! Mas não estou limitado ...!

O Orador:- Mas quando o Sr. Deputado Carlos Robalo se dirige a esta bancada ...

Estão-me aqui a chamar a atenção ,para que, de facto, eu não devo considerar essa atitude de modéstia. O Sr. Deputado não deve ser modesto! Deve até reconhecer as suas próprias capacidades e lutar pelo lugar a que tem direito.

Risos do PCP.

O Sr. Carlos Robalo (CDS): - Reconheço!

Mas dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: -Faça favor.

O Sr. Carlos Rebelo (CDS): -Sr. Deputado, quero dizer-lhe que até posso utilizar esses meios porque pertenço a um partido comunista ...

Risos do CDS.

O Sr. Cargos Brito (PCP): - Ai, ai, ai! . ..

O Sr. Cargos Robalo (ODS): -Perdão, não pertenço a um partido comunista pelo que até posso mostrar as minhas capacidades, posso lutar por ocupar cargos até porque, efectivamente, tudo depende das votações que tenha e não das nomeações que me façam. A diferença é só esta.

O Sr. Deputado é que deve estar com .problemas porque bem vai lutando em palmas, e não só, para subir mais um degrau. Mas acredito que. se bater ainda com mais força subirá um bocadinho mais. Tem-se notado essa subida, Sr. Deputado.

Risos ,e aplausos do CDS, do PSD e do IPPR9.

O Orador:- Bem, em termos de palmas eu aconselhava o Sr. Deputado a olhar para a sua própria bancada e para as suas próprias stitudes e talvez fôssemos a meças.

O Sr. Carlos Robalo (CDS): -Olhe. que. não!

O Orador: -Mas eu gostava de levar a questão para o aspecto sério que ela tem: é -que o. Sr. Deputado Carlos Robalo vem acusar o Partido Comunista de não ser, um partido democrático, mas o que eu lhe tenho a dizer é que os fascistas se sentam aí nessa bancada. Os responsáveis pela ditadura estão sentados na vossa bancada e não nesta.

Aplausos do PCP.

Os deputados do CDS batem cora os punhos nas carteiras.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Jorge Lemos.

0 Orador: - Sr. Presidente, ...

O Sr. Presidente: - Desculpe, Sr. Deputado, mas deixe-me adverti-lo, com serenidade 'mas também com toda a clareza, de que há muito tempo se acordou entre nós que acusações desse género não devem ser aqui dirigidas.

Protestos do PCP.

O Orador: -Sr. Presidente, eu estava no .uso da palavra.

O Sr. Presidente: -Peço aos Srs. Deputados que mantenham a calma.

O Sr. Deputado Jorge Lemos só vai continuar a usar da palavra quando os seus colegas o permitirem.

O Orador: -Eu estava no uso da palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: -Faça favor de continuar.

O Orador: --Mas o Sr. Presidente interrompeu-me. Tem todo o direito ...

O Sr. Presidente:- Não é ter direito, é ter obrigação.

O Orador:- Eu penso que o Sr. Presidente devia ter tomado idêntica atitude quando há pouco o Sr. Deputado Rocha de Almeida intentou insinuar que o meu partido defendia o bombismo, quando o PCP foi acusado de antidemocrático.

Aplausos do PCP.

Limitei-me, Sr. Presidente, a chamar as coisas pelos seus nomes e é um facto inegável que se sentam responsáveis pelo fascismo na bancada do CDS, ex-ministros do fascismo.

Aplausos do PCP e da UDP.

Os deputados do CDS batem com os punhos nas carteiras.

15to não é um insulto, é a constatação de uma realidade. O Sr. Deputado Adriano Moreira foi -Ministro de Salazar, foi Ministro do regime fascista e senta-se na bancada do CDS.

Vozes do PCP. -Muito bem!

O Orador: -Continuaria, pois, a responder.

O Sr. Presidente: - É para isso que tem a palavra, Sr. Deputado.

O Orador: -Em relação às perguntas colocadas, designadamente à pergunta relativa ao Presidente da República, foi claro que nós apoiámos e votámos favoravelmente a reeleição do Presidente Ramalho Eanes mas também tem sido tornado claro que o PCP discorda de determinadas atitudes suas e, no momento concreto, entende que a atitude correcta do Sr. Presidente da República seria a de admitir este governo que tão mal está a fazer ao País e aos Portugueses.

Vozes do PCP: -Muito bem!