O Orador: - Expulsam os espiões soviéticos, mas não expulsam os espiões americanos porque esses são convidados para casa da AD.

O Sr. César de Oliveira (UEDS):- Muito bem!

O Orador: - Expulsam-se os soviéticos e aceitam-se as ordens que o general Haig (aigue) ...

Vozes do PSD: - Haig!

O Orador: - Não falo americano!

Risos do PSD, do CDS e do PPM.

... vem impor em Portugal para obrigar a AD e a sua maioria a submeterem-se aos ditames do imperialismo americano, quer na política interna quer no seu comportamento face à política internacional.

O Sr. César de Oliveira (UEDS): - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado do PPM disse que os caminhos da AD e do Dr. Mário Soares se encontravam e a UDP lamenta isso porque a UDP não pode deixar de tirar lições disto que se está aqui hoje a passar.

O Dr. Mário Soares, num momento importante da luta do povo português contra o governo reaccionário da AD, mais uma vez aceitou fazer parte da estratégia da AD, caluniando a luta dos trabalhadores portugueses, ...

O Sr. José Niza (PS): - Não apoiado!

O Orador: - ... caluniando a greve geral e dando a entender que essa greve não expressava a vontade dos trabalhadores portugueses contra o regime reaccionário, contra o governo reaccionário, e que é conduzida e determinada por interesses estrangeiros.

Vozes do PSD e do CDS: - E é!

O Orador: - 15to é uma mentira e o Dr. Mário Soares tem de assumir a responsabilidade de contribuir para a divisão dos trabalhadores socialistas que têm tanto interesse como quaisquer outros na luta firme que se está a desenvolver contra o governo AD, que é o governo da desgraça e da miséria para os Portugueses.

É isto que a UDP não pode deixar de dizer!

Portanto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, fica aqui bem clara a posição da UDP que, no fundo, reflecte os interesses profundos do povo português, quer em relação a qualquer potência imperialista ou a qualquer ingerência, nomeadamente quanto à ingerência do Embaixador Britânico que disse que achava muito bem a atitude do Ministro dos Transportes em sabotar a greve dos transportes!

15to também é uma ingerência intolerável! ...

O Sr. Ferreira Campos (PSD): - Afinal, vai votar contra?!

O Orador: - No fundo, a UDP apoiando os interesses profundos do povo, quer contra as superpotências quer contra o governo AD, apoia o voto

contra a ingerência da potência imperialista soviética e deixa aqui bem claro que a atitude do Dr. Mário Soares é um grande contributo para o apoio da AD quando aconselha os socialistas a não fazerem uma greve que é de todo o povo, que é uma greve política necessária para isolar a AD e para contribuir para o seu derrube!

O Sr. Amadeu dos Santos (PSD): - Ah, já é uma greve política!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, estão inscritos para o debate deste voto os Srs. Deputados Magalhães Mota, Carlos Brito e Almeida Santos. Neste momento pedem a palavra os Srs. Deputados Sousa Tavares e Almeida Santos mas, como sabemos, este debate tem os seus condicionalismos.

O Sr. Almeida Santos (PS): - Sr. Presidente, pela minha parte, é para 1 protesto.

O Sr. Sousa Tavares (PSD): - Sr. Presidente, pela minha parte, é para 3 protestos: contra a intervenção dos Srs. Deputados Lopes Cardoso, Herberto Goulart e Mário Tomé. Farei os 3 protestos juntos, quando o Sr. Presidente para tal me der a palavra.

O Sr. Presidente: - Então, faça favor, Sr. Deputado.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Era isto que queria dizer ao Sr. Deputado Lopes Cardoso.

Aplausos do PSD.

Queria ainda dizer-lhe que o Sr. Deputado acordou aqui um incidente que devia julgar de uma forma contrária, pois um Sr. Embaixador aqui presente, assistindo a uma sessão da Assembleia, não tem o direito de fazer manifestações físicas de protesto ou dar mostras de desagrado ante as palavras de algum deputado.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - E foi isso exactamente o que se passou.

Aplausos do PSD.