cial feita no Liceu de Oeiras com o apoio de uma associação de estudantes democraticamente eleita pelos estudantes dessa mesma escola.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - São os vossos apoiantes! É a vossa tropa de choque!

O Sr. Presidente: - A Sr.ª Deputada Teresa Ambrósio pretende responder já a este pedido de esclarecimento?

A Sr.ª Teresa Ambrósio (PS): - Terei de ser muito rápida, mas respondo.

O Sr. Presidente:- Então faça favor, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Teresa Ambrósio (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Na minha concepção, e penso que também na concepção de todos os democratas, nunca a polícia se transformou num agente educativo. Se se quer saber o que se passa em Oeiras, faça-se um inquérito com psicólogos, com sociólogos, com pedagogo;, e então sim, aplique-se realmente as medidas necessárias e nunca a polícia.

Aplausos do PS, do PCP, da UEDS e do MDP/CDE.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

Vozes do PS e da UEDS: - Apoiado!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Oliveira e Sousa.

berdade de ensinar e de aprender que passa primeiro que tudo pela segurança física das pessoas docentes e discentes das escolas?

Sei que V. Ex.ª, tal como eu como pessoa ligada ao ensino, não deseja - assim como eu não desejo de maneira nenhuma a intervenção da polícia mesmo fora das escolas, porque é disso que se trata.

Sei que V. Ex.ª, pessoa ligada ao ensino como eu, considera o valor de importância de autonomia ou, noutros casos, de descentralização do ensino. No entanto, não considera V. Ex.ª que acima desses valores está a própria segurança das pessoas, professores e alunos, que vivem numa sociedade que tem obrigação de lhes garantir essa segurança?

O meu protesto refere-se à expressão que V. Ex.ª empregou de «nado-morto da Lei de Bases do Ensino». Ora, tenho que concluir uma de duas coisas: ou bem que V. Ex.ª e a bancada a que pertence se consideram detentores da ciência absoluta e consideram que apenas o projecto que em tempos apresentaram, e que não mereceu o consenso desta Câmara, representava tudo e apenas o que havia de bom para o sistema de ensino e para o futuro do sistema de ensino em Portugal, ou então V. Ex.ª terá de entender que o projecto e que o sistema de ensino tem que ser algo que represente um projecto vivido e sentido pela esmagadora maioria dos portugueses. Portanto, que mereça um consenso amplo desta Casa, onde todas as contribuições são desejáveis e são devidas e onde uma classificação - e V. Ex.ª nem especificou a qual intervenção, e eu julgo que a todos os projectos e propostas pendentes desta Casa - de nado-morto é algo que ofende não apenas os deputados aqui presentes mas o futuro de todos os portugueses que dependem do sistema de ensino que iremos ter nos próximos tempos.

Aplausos do CDS e do PSD.

O Sr. Presidente:- Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Teresa Ambrósio, se assim o desejar.

A Sr.ª Teresa Ambrósio (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Recorda o Sr. Deputado do PSD que realmente a Escola Secundária de Vieira de Leiria já figurava nas 15 que foram adjudicadas em 1981. É uma das que se, repetem segunda vez.

Relativamente ao Sr. Deputado Oliveira e Sousa agradeço muito as suas considerações, apenas poderei