(...)Rui Pena, João Pulido, Maria José Sampaio, João Morgado, Fernando Condesso, Mendes de Carvalho, Henrique de Morais, Jorge Miranda, António Arnaut, Helena Cidade Moura, Carlos Rosa, Mário Tomé, Luís Coimbra, Barrilaro Ruas e Pinto da Cruz.

O Sr. Luís Coimbra (PPM): -Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: -- Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Luís Coimbra (PPM): -Sr. Presidente, penso que o meu colega de bancada Barrilaro Ruas foi, seguramente, o segundo ou o terceiro deputado a inscrever-se.

O Sr. Presidente:-Se não houver objecção, não tenho dúvidas em inscrever o Sr. Deputado Barrilaro Ruas logo a seguir ao Sr. Deputado Lopes Cardoso.

Pausa.

Srs. Deputados, se me permitem, embora com o risco de gastar mais algum tempo, vou repetir a relação de deputados que se inscreveram, solicitando que alguma eventual omissão seja corrigida.

São, pois, os seguintes Srs. Deputados: Lopes Cardoso, Barrilaro Ruas, Menezes Falcão, Luísa Raposo, Rui Pena, João Pulado, Maria José Sampaio, João Morgado, Manuel Pereira, Mendes de Carvalho, Henrique de Morais, Jorge (Miranda, António Arnaut, Helena Cidade Moura, Carlos Rosa, Mário Tomé, Luís Coimbra, Pinto da Cruz e Alberto Coimbra.

O tempo reservado às perguntas e às respectivas respostas é de l hora e 30 minutos.

O Sr. António Arnaut (PS): - Dá-me licença, que interpele a Mesa, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: -Com certeza, Sr. Deputado.

última parte da sua interpelação, dir-lhe-ei que não tenho dúvida nenhuma em passar a sua inscrição para terceiro lugar, por exemplo.

Vozes do CDS: -Não, não!

O Orador - Relativamente à primeira questão que colocou, direi que, normalmente, o tempo regimental atribuído às perguntas - e o Sr. Deputado sabe que a distribuição dos pedidos de esclarecimento nunca é proporcional à representação dos partidos é de 3 minutos, desde que, depois, a Sr.ª Deputada Zita Seabra possa responder em 36 minutos.

Não sei se a Sr.ª Deputada aceita este tempo ...?

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): -Sim, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: -Então, cada deputado disporá de 3 minutos para formular o seu pedido de esclarecimento é a Sr.ª Deputada Zita Seabra de 36 minutos para responder, não obstante á possibilidade de, se a Câmara estiver de acordo, se poder prolongar este tempo.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Carlos Brito (PCP):,- Sr. Presidente, muito rapidamente uso da palavra para dizer que nós pretendemos- e de acordo com o Regimento- que fosse facultada á Sr.ª Deputada Zita Seabra a possibilidade de, em certo momento, poder responder a todas as perguntas que, até essa altura lhe tiverem sido feitas.

Como o Sr. Presidente sabe nós tínhamos a prorrogativa de responder a cada um dos Srs. Deputados, pergunta a pergunta: Não pretendemos fazer isso até para dar proveito a este debate e permitir que mais questões sejam suscitadas mas, ainda assim entende-mos que séria de toda a conveniência que a meio da ordem dos debutados que pretendem suscitar pedidos de esclarecimento nos fosse facultado poder responder.

O Sr. Presidente:- Pela parte da Mesa direi que a Sr.ª Deputada poderá responder quando entender.

O Sr. Lopes Cardoso(UEDS): - Dá-me licença Sr. Presidente?

O Sr. Presidente- Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Lopes Cardoso (UEDS):- Sr. Presidente, nós estamos a utilizar, digamos um processo especial pois admitiu-se, e compreensìvelmente, que a apresentação dos projectos de lei demorasse 1 hora dado tratar-se de 3 projectos.

Penso, pois, que não podemos ser rígidos em relação aos pedidos de esclarecimento de 3 minutos. Para mim não peço muito, mais do que isso mas peço uma certa benevolência da Mesa. E creio que um dos critérios que se deveria seguir- se a Mesa e o conjunto de deputados estivessem, de acordo - era o de que o Sr. Presidente desse a palavra, alternadamente ,e para começar, a um deputado de cada um dos grupos parlamentares o que, pelo menos, garantiria a participação de cada um deles e que a partir daí, seguindo se possível a regra da alternância se generalizasse o debate aos outros deputados.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, deixo a sugestão de V. Ex.ª ao critério dos Srs. Deputados Manuel