O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Muito bem!

Neste momento, o Sr. Deputado César de Oliveira (UEDS) apresentou à Câmara um leitor de «cassettes» com uma fita gravada com as palavras, propendas pelo Sr. Ministro Ângelo Correia na RTP.

O Sr. Presidente:- Oh, Sr. Deputado!

O Orador: - Não me «leva»,como aconteceu da outra vez Sr. Presidente. Estou no uso da palavra não admito qualquer interrupção;

Aplausos da UEDS, do PS do PCP, da ASDI e da UDP.

Se esta declaração é falsa, provem-mo, mas não admito ser interrompido por ninguém.

O Sr. Presidente: - Mas o Sr. Deputado não está a ser interrompido. Pode continuar no uso da palavra, mas só não sei para que é que serve esse dispositivo que apresentou à Câmara.

O Orador: - Não há nenhuma disposição regimental que me impeça de transcrever aqui por gravador as declarações que o Sr Ministro Ângelo Correia fez na televisão. Quero provar que o Sr. Ministro é mentiroso.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Portanto, vou ligar o leitor de cassettes: «A primeira, se era política, tinha uma configuração laboral. Esta segunda não tinha. Tinha já uma configuração de natureza subversiva, de natureza de derrube do Estado democrático.»

Aplausos da UEDS, do PS, do PCP, da ASDI, ao MDP/CDE e da UDP.

O Sr. Ministro da Administração Interna: - Exacto! Eu disse isso!

O Orador: - Ora, V. Ex.ª disse aqui na Assembleia que poderia ter havido um golpe de Estado e disse na televisão que houve uma tentativa de derrube. Portanto, V. Ex.ª está classificado.

Aplausos da UEDS, do PS, da ASDI, do MDP/CDE e da UDP.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - O Governo que mantém um Ministro destes não tem vergonha!

O Sr. Santana Lopes (PSD): - Sr. Pressente, peço a palavra para formular um protesto e também uma interpelação à Mesa.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Santana Lopes (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Sr. Deputado Lopes Cardoso acabou de dizer há pouco que o Parlamento Português será capaz de resistir a tudo. No entanto, não sei se todos, e todos formamos a instituição parlamentar, seremos capazes de continuar a resistir à falta de nível que se verifica por parte de certo Srs. Deputados.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Já aquando do debate da moção de censura apresentada pelo Partido Socialista assistimos a espectáculos bem deprimentes e que é pena que a Mesa continue a autorizar. Ora, estar aqui presente um membro do Governo, que democraticamente aqui está para responder à interpelação de um partido da oposição, e ser insultado ...

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Mentiroso não é um insulto!

Uma voz do PSD: - Mentiroso é você!

O Orador: - Sr. Presidente, peço o favor de chamar a atenção para que sejam acalmados o» Srs. Deputados da oposição.

O Sr. Presidente: - Peço aos Srs. Deputados o silêncio necessário para o orador se exprimir Faça o favor de continuar, Sr. Deputado.

O Orador: - O que pode estar aqui em causa tal como disse o Sr. Deputado Silva Marques - é demonstrar se aquilo que foi dito ao País pelo Sr. Ministro da Administração Interna corresponde ou não à realidade dos factos Compete à oposição, concretamente ao partido interpelante, demonstrar se o Sr. Ministro exagerou eu manipulou ou fez aquilo que eles muito bem entenderem

Todavia, quando os deputados são tão ciosos da sua dignidade e protestam de cada vê? que algum adjectivo que eles consideram menos próprio utilizado, acho que a Mesa não pode consentir que os membros do Governo que vêm aqui sentar-se para democraticamente responder às perguntas que são colocadas pelos deputados da oposição sejam ofendidos, caluniados e enxovalhados por uns senhores que não sabem o que é o nível parlamentar.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Isto está a assumir uma tal dimensão que, sinceramente, não sei como será possível manter um determinado tipo de diálogo democrático no seio desta Assembleia. É muito bom e salutar que as ideias sejam discutidas, que métodos de actuação sejam debatidos, mas o respeito humano - já não digo o respeito político - é algo de que nós temos, de ser sempre os primeiros a dar o exemplo; e principalmente o Sr. Deputado César de Oliveira está a ser useiro e vezeiro em faltar ao respeito aos outros. Ora, se o Sr. Deputado quer que nós o respeitemos, tem que respeitar, em primeiro lugar, os seus adversários, pois é isso que nós exigimos.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.