não é reforçando todos os dias mais um pouco o Governo, que VV. Ex.ªs conseguem fazer com que este governo caia, a não ser, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que se recorra a outras instâncias, que não este parlamento, para fazer cair o Governo.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Mas, se a oposição realmente escolher o caminho de continuar a dar oportunidades à maioria para se reforçar, para defender os seus pontos de vista, para explicar ao povo português a verdade dos factos, então óptimo, continuemos assim, Srs. Deputados da oposição, e em 1984 cá estaremos para ver quem ganha as eleições.

Aplausos do PPM, do PSD e do CDS.

O Sr. Presidente: - Para formular pedidos de esclarecimento tem a palavra o Sr. Deputado César de Oliveira.

O Sr. Borges de Carvalho (PPM): - Sr. Presidente, importa-se de me informar quanto tempo me resta para poder responder ao Sr. Deputado César de Oliveira?

O Sr. Presidente: - Resta-lhe 1 minuto, Sr. Deputado.

O Sr. Borges de Carvalho (PPM): - Muito obrigado, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado César de Oliveira.

O Sr. César de Oliveira (UEDS): - Chegar-lhe-á 1 minuto, Sr. Deputado.

Sr. Deputado Borges de Carvalho, em primeiro lugar, noto que V. Ex.ª não tem uma palavra sequer de apoio claro, firme, decidido e vibrante do seu partido ao Sr. Ministro Ângelo Correia.

O Sr. António Monte (PPM): - Ele é surdo!

O Orador: - V. Ex.ª disse que a UEDS está acima de qualquer suspeita quanto à democraticidade e inserção na democracia. Registo e não é para agradecer porque é um facto.

Também o PPM está acima de qualquer suspeita na sua inserção na democracia - e não é para agradecer. Contudo, o PPM já não está acima de qualquer suspeita ou crítica em relação ao seu comportamento político. Vou-me explicar: ainda ontem ouvi o Sr. Arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles,...

O Sr. Carlos Robalo (CDS): - Sua graça!

as rigorosamente nada, com o PSD. Portanto, não queremos dividir a AD Quem divide a própria AD são os senhores. Por que é que o Sr. Deputado esteve calado e não apoiou o Sr. Ministro Ângelo Correia? Por que é que o CDS está tão calado sobre estas questões? Falem dos subsídios às juntas de freguesia do PSD em detrimento do CDS. Têm autarcas... Falem, intervenham a dizer que isto é mentira.

Sr. Deputado Borges de Carvalho, aconselho-o a ler o Expresso do dia 20. Está ali o grande «fazedor» do Expresso, o homem dos factos políticos, o homem da pena fácil, da conjuntura. Veja o jornal que ele criou e leia sobretudo o «Diálogo da Brasileira», porque Picará inteiramente elucidado sobre esta interpelação.

Vozes do PCP: -Muito bem!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Borges de Carvalho.

O Sr. Borges de Carvalho (PPM). - Sr. Presidente, desde já apelando para a magnanimidade de V. Ex.ª, queria tecer algumas considerações humildes sobre aquilo de que acabo de ser vítima.

Sr. Deputado César de Oliveira, quanto à minha intervenção, dir-lhe-ei simplesmente o seguinte: Quid vis recte factum quam vis humilde praeclarum.

Aplausos do PPM, do PSD e do CDS.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Ó Sr. Deputado Carlos Robalo, o que é que ele disse?

O Orador: - Quanto aos elefantes, dir-lhe-ei que se trata de uma questão pessoal e que não serei talvez perito, mas. de um modo geral, no PPM. quando se comem, digerem-se e dá-se-lhes o destino fisiológico que merecem.

O Sr. César de Oliveira (UEDS): - Vão fazer isso ao Dr. Proença de Carvalho?!

O Orador: - Quanto ao Expresso, perguntar-lhe-ei o seguinte, Sr. Deputado: se o Expresso dissesse que o general Pinochet unha desembarcado na Praia das Maçãs à frente de 2 divisões, a UEDS ia em armas a correr para a Praia das Maçãs? Será que o Expresso merece toda essa confiança? Que grande homenagem a todos aqueles que foram os obreiros do Expresso e que agora não estão lá! Será que o Expresso tem essa credibilidade toda?