O Sr. Rogério de Brito (PCP): - É pior do que uma brotoeja!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - O desemprego neste país é um facto concreto. A quantidade de jovens que estão a caminho da delinquência, do roubo e da prisão por causa do desemprego é também uma verdade neste país e penso que todos os partidos tem conhecimento dela.

Assim, é curioso que, de facto, um assunto que devia ser assumido por todos os partidos como um problema nacional é assumido como luta política e partidária, independentemente dos interesses de um país que tem o nível de vida mais baixo da Europa.

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Isso é com o PCP!

A Oradora: - Peço que se acalme, Sr. Deputado. É muito novo para dizer disparates.

Aplausos do PCP.

acções completamente disparatadas e visam sempre a selectividade do nosso ensino.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Sr. Presidente:- Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Manuel Lopes.

conjuntura da Instituto Nacional de Estatística do 1.º semestre de 1981 é claro. Só entre 1980 e 1981 -l.º semestre, claro está - o desemprego em Portugal subiu, pelo menos, para 60000. Isto, reconhecido pelos dados oficiais. Mas estes números -e todos o sabemos - estão para além de uma realidade que é o país real, pois a situação do desemprego, do subemprego, dos contratados a prazo e das milhentas empresas quase a fecharem sem encontrarem qualquer solução por parte deste governo, são, em si, na verdade, uma autêntica calamidade nacional.

E para este problema o governo AD não propõe qualquer solução nem dá qualquer ajuda. E isto é uma realidade que nenhum dos Srs. Deputados, mesmo das bancadas da maioria, ousará, efectivamente, contestar.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Disse aqui o Sr. Deputado Manuel Moreira que o Governo pensa investir 18 milhões de contos para diminuir o desemprego; só que essa é a verba que o Governo recebe dos próprios trabalhadores quando estes descontam para o subsídio de desemprego dos trabalhadores através do chamado Fundo de Desemprego. Mas, Sr. Deputado, não venha aqui agitar com números, porque no ano de 1980 pouco mais de 6 milhões de contos foram gastos em relação aos 15 milhões recebidos; não vale, por isso, a pena falar de números que são falsos e enganadores.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado, com o discurso que produziu, parece procurar um lugar de secretário ou de 'ministro deste governo AD. Espero que o Sr. Dr. Balsemão, que está quase a sair do Governo ...

Protestos do PSD.

... lhe possa ainda dar uma ajuda...

No entanto, já lá está o Sr. Ministro Angelo Correia; mas não desespere que talvez o consiga daqui a uns tempos.

Vozes do PCP: - Muito bem!

Vozes do PSD: - Que piada!