bancada social-democrata, no momento em que o Sr. Deputado fez aquela acusação.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM,

Mas, se o Sr. Presidente não fez a contagem, eu gostaria de dizer que na bancada socialista, nessa altura, estava um número incrível de deputados, o que demonstra o grande interesse que os socialista? têm por este tema: 21 deputados! Só 21 deputados!

O Sr. Sousa Tavares (PSD): -14! Os outros eram da ASDI e da UEDS.

O Orador: - Na nossa bancada estavam só 58! Isto demonstra bem a diferença de interesse.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Mas repare-se mais: na bancada do Partido Socialista, na primeira fila, a fila da direcção, não estava nenhum elemento da direcção do Partido Socialista!

Uma voz do PSD: - Muito bem!

Aplausos do PSD. do CDS e do PPM.

...filmar nesse momento o Plenário, nós, sociais-democratas, darmos a cobertura ao completo esvaziamento dos socialistas e da falta de respeito que demonstraram pelo Plenário, ao terem abandonado a sua maioria, e pelo problema em debate.

É a hipocrisia do Sr. Deputado António Arnaut, patente ante estes factos, que eu tenho de salientar naquela sua atitude.

Aplausos do PSD do CDS e do PPM.

Mas o caso é ainda mais grave: o Sr. Deputado António Arnaut acusou-nos de falta de assiduidade, quando é normal este facto que hoje aqui se verifica repetir-se quase todos os dias: o PSD é um dos partidos mais assíduos nesta Assembleia, como se demonstrou ontem e hoje e como se pode verificar sempre.

E fomos também acusados não só da falta de presença

Aplausos do PSD e de alguns Srs. Deputados do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, há dois pedidos de palavra por parte dos Srs. Deputados Gomes Carneiro e António Arnaut.

Tem a palavra o Sr. Deputado António Arnaut.

O Sr. António Arnaut (PS): - Sr. Presidente, quero apenas responder, serenamente, em meu nome pessoal e em nome da bancada do Partido Socialista, porque as palavras desbragadas...

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, façam o favor de ouvir o Sr. Deputado António Arnaut, que está a intervir no uso de um seu legítimo direito.

Faça favor de continuar, Sr. Deputado.

O Sr. António Arnaut (PS): - As palavras desbragadas, inqualificáveis, do Sr. Deputado Jaime Ramos não merecem resposta.

A democracia, Sr. Presidente, tem os seus custos, já que tem de admitir no seu seio os maus democratas, ...

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.

O Orador: -... aqueles que não sabem da democracia a lição, porque nunca a aprenderam.

Não a aprenderam com o povo, nem a aprenderam com as lutas pela democracia.

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.

A democracia tem de admitir no seu seio aqueles que vieram à democracia e aqui estão, porque houve uma revolução democrática, mas que nada fizeram por essa revolução democrática.

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, façam o favor de ouvir o orador. Faça favor de continuar, Sr. Deputado.

O Orador: - Sr. Presidente, como democrata aceito este custo da democracia, porque penso e admito, ainda, que os maus democratas de hoje possam ser razoáveis democratas de amanhã.

Protestos do PSD, do CDS e do PPM.

O Orador: - É profundamente lamentável que o Sr. Deputado Jaime Ramos não saiba discernir uma ironia, uma conversa particular e tenha o despudor de vir dizer em público que eu lhe solicitei para preencher, com deputados da bancada dele, as clareiras da minha bancada.

Vozes do PS: - Muito bem!