O Orador: -Se peço a palavra é para refutar totalmente as afirmações feitas pelo Sr. Deputado Sousa Tavares e repor a questão na sua real natureza, ou seja, na sua natureza política.

Estamos a discutir um projecto de lei apresentado pelo PPM, projecto de lei que por ter sido apresentado pelo PPM não lhe dá o monopólio de ser o seu único defensor; os outros grupos parlamentares têm todo o direito parlamentar e democrático de ter opiniões em relação 'a este projecto de lei.

Vozes do PCP: -- Muito bem!

O Orador:- Devo dizer que temos -talvez infelizmente para vocês, maioria! - opiniões muito concretas. Estudámos e discutimos o .problema e chegámos, com toda a coragem nesta Câmara e aos olhos da opinião pública, a conclusões muito concretas: o Partido Comunista Português vai votar favoravelmente, com alterações muito concretas para tornar mais exequível o diploma, o projecto de lei sobre a criação do concelho de Vizela ...

Vozes do PCP: -Muito bem!

O Orador: -..., enquanto que o PPM, depois de o ter apresentado, dá uma cambalhota. Diz que acredita na proposta do Sr. Deputado Sousa Tavares no sentido de, dentro de 60 dias, o diploma tornar a subir a Plenário, quando sabe -e isso ninguém foi capaz de refutar- que a lei quadro de criação de novas freguesias levou mais de 2 anos na Assembleia da República.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador:- Sr. Deputado Sousa Tavares e Srs. Deputados do PPM, VV. Ex.as sabem muito bem por que é que os deputados do CDS e do PSD votam contra a criação do concelho de Vizela e por que é que o PPM deu mais uma das muitas cambalhotas a que já nos habituou.

Aplausos ato PCP e do MDP/CDE.

O Sr. Luís Coimbra (PPM): - Deu mais uma cambalhota o quê?!...

O Sr. Sousa Tavares (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Sousa Tavares, neste momento não lhe posso dar a palavra.

O Sr. Sousa Tavares (PSD):- Sr. Presidente, queria só dizer ao Sr. Deputado Silva Graça ...

Protestos do PCP.

O Sr. Presidente: -Diz depois, Sr. Deputado. Neste momento não posso dar-lhe a palavra.

O Sr. Sousa Tavares (PSD):- Sr. Presidente, era apenas para dizer que eu não disse em que sentido é que íamos votar.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Sousa Tavares, se quiser poderá, salvaguardando a ordem das outras

inscrições já feitas, inscrever-se para fazer uma segunda intervenção em nome do seu grupo parlamentar.

O Sr. Sousa Tavares (PSD): -Com certeza, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Está neste momento inscrito o Sr. Deputado Ferreira do Amaral. Poderá dizer-me para que efeito pretende usar da palavra?

O Sr. Ferreira do Amaral (PPM): -Sr. Presidente, inscrevi-me para protestar ou contraprotestar -conforme de ou de outro caso se trate - relativamente a afirmações aqui fedias pelos Srs. Deputados Carlos Lage e Silva Graça. Era, portanto, ao abrigo de uma dessas disposições regimentais que iria usar da palavra.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Ele prescindiu, Sr. Presidente!

O Sr. Presidente: - As figuras regimentais são diferentes, Sr. Deputado Ferreira do Amaral. Por isso peco-lhe que me ajude.

O Sr. Ferreira do Amaral (PPM): - Nesse caso, peço a palavra para contraprotestar, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Com certeza. Faça favor, Sr. Deputado Ferreira do Amaral.

Vozes do PCP: - É espantoso!

O Sr. Ferreira do Amaral (PPM): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: A primeira afirmação que queria fazer é a de que o Grupo Parlamentar do PPM, assim como não aceita pressões seja de quem for lá fora, assim como não aceita pressões seja de quem for de manifestações, também não aceita pressões seja de quem for de deputados desta Câmara.

O Sr. Luis Coimbra (PPM): - Muito bem!

O Orador: - O PPM- não precisa da cabeça de outros Sepultados para decidir. O PPM sabe muito bem o que vai decidir e está neste momento a procurar formular a decisão adequada. O que o PPM nunca aceitará é que VV. Ex.as estejam a fazer neste momento uma pressão condenável sobre a atitude que o nosso partido vai tomar nesta votação da proposta do PSD, atitude que nem VV. Ex.as sabem qual é.

Vozes do PPM: - Muito bem!

Vozes do PCP: - Nem vocês!

O Orador: - Em segundo lugar, o Sr. Deputado Silva Graça refere cambalhotas e não sei que outras mais figuras de retórica, nomeadamente a da velha figura dos proboscídeos. Lembro a V. Ex.ª - e isto é um pequeno aparte- que se alguns de nós tiveram de engolir elefantes, como' diz...

Vozes do PCP: - Essa expressão é sua!