tados sabem que a sessão de amanhã está prevista para as 10 horas.

O Sr. Sousa Tavares (PSD): - Então, Sr. Presidente, porque é que não continuamos agora a discussão dos restantes artigos sem fazer votações? Temos quórum para discutir.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, não é essa a ordem regimental adequada.

O Sr. Jaime Ramos (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. José Manuel Mendes(PCP): - Isto é perfeitamente lamentável!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Está excitado!...

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Jaime Ramos, não vamos continuar nesses termos.

O Sr. Deputado fez um requerimento no sentido de continuarmos o debate. Á minha posição é a de que, tendo encerrado o debate acerca do n.° 2 do artigo 11.°, a lógica regimental determina que se passe à votação, quanto à questão de se continuar a debater outros temas, a minha decisão é susceptível de recurso. Em todo o caso, penso que esta pretensão não corresponde nem à lógica nem às disposições regimentais em vigor.

Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Brito, que tinha pedido a palavra já há algum tempo.

O Sr. Cairias Miai (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Não vou responder a esta intervenção que o Sr. Deputado Jaime Ramos acaba de fazer porque ela está corripletamente deslocada e é despropositada.

Sr. Presidente, creio que ninguém esperava que esta sessão se arrastasse até à uma hora da madrugada e, portanto, muitos dos deputados do PCP tinham compromissos de natureza política e de natureza pessoal.

Risos do PSD, do CDS e do PPM.

Bem, naturalmente, isso acontece também com alguns deputados da AD que não estão presentes porque têm razões fortes para não estarem -pelo menos com os nossos deputados é isso que acontece.

Mas amanhã, às 10 horas, veremos quem cá está e quem não está! Está previsto que amanhã os nossos trabalhos comecem às 10 horas e, então, desafio os senhores deputados da AD para que se verifique quem está presente e quem não está. É assim que se dá exemplos de assiduidade nos trabalhos da Assembleia da República e nesse sentido não temos nenhuma lição a receber do Sr. Deputado Jaime Ramos ou de qualquer outro deputado da AD.

Os deputados do PCP são assíduos nas comissões, são pontuais nas reuniões do Plenário. Quem falta, quem faz a Assembleia perder tempo, são os senhores deputados da AD, como, aliás, ainda há pouco se verificou.

Aplausos do Sr. Deputado Jorge Lemos.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, eu não gostaria que se enxertasse aqui uma discussão que está fora da cronologia normal da discussão.

Mas, entretanto, o Sr. Deputado Cavaleiro Brandão pediu a palavra, suponho que para interpelar a Mesa.

O Sr. Cavaleiro Brandão(CDS): - Exacto, Sr. Presidente.

O Sr. Presiednte: - Tenha a bondade.

grupos parlamentares para a continuação dos nossos trabalhos, é evidente que estamos inteiramente disponíveis para os prosseguirmos amanhã, à hora a que estão marcados.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, a única maneira que vejo de verificar se há consenso neste momento é verificando se há ou não há quórum para votar e continuo a pensar que não há. Ora, não havendo quórum para votar, por mais consensos que se possam fazer, penso que não podemos continuar os nossos trabalhos.

Nessas circunstâncias, convoco a próxima reunião plenária para amanhã, às 10 horas, tal como estava previsto, com a seguinte ordem do dia: continuação do debate e votação desta proposta de resolução e o debate e votação das propostas de revisão constitucional.

Está encerrada a sessão.

Era l hora da manhã.

Faltaram à sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Social-Democrata (PSD)

Amândio Nunes de Azevedo.

Amélia Cavaleiro M. Andrade Azevedo.