sários para poderem ficar mais a par dos assuntos ali tratados.

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada Maria José Sampaio, para que efeito se inscreveu?

A Sr.ª Maria José Sampaio (CDS): - Sr. Presidente, era para tomar parte neste debate sobre o que se passou no Conselho da Europa.

O Sr. Presidente: - Trata-se de um protesto, não é verdade, Sr.ª Deputada?

A Sr.ª Maria José Sampaio (CDS): - Sr. Presidente, nem sei se lhe chamarei um protesto, porque me parece que cada deputado no Conselho da Europa assume as posições e os votos que faz...

O Sr. Presidente: - Bem, Sr.ª Deputada, trata-se, de facto, de um protesto. Faça favor de continuar.

A Sr.ª Maria José Sampaio (CDS): - ...e, principalmente, lamento que tal crítica tenha sido feita na ausência do deputado que votou em sentido diferente dos outros deputados desta Casa.

Por outro lado, queria dizer à Assembleia que foi extremamente grato para os membros da Comissão de Cultura e Ambiente o interesse que a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa demonstrou pela exposição europeia que vai ser inaugurada em Lisboa, no dia 7 de Maio.

Por último, queria também cumprimentar o Sr. Deputado António Guterres pela sua eleição, facto que me foi especialmente grato, pois foi com a ajuda dos democratas-cristãos da Comissão de Migrações Demografia e Refugiados que o Sr. Deputado foi eleito. E todos nós esperamos que a sua presidência seja tão feliz como as presidências que até aqui essa Comissão, graças a Deus, tem tido.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Para fazer um contraprotesto de agradecimento ao protesto da Sr.ª Deputada Maria José Sampaio.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Sr.ª Deputada Maria José Sampaio, queria agradecer-lhe o protesto que fez, na medida em que permite, de facto, clarificar a situação.

Tive algum pudor em referir qual foi o deputado que votou com a ala mais reaccionária do Conselho da Europa, apoiando a ditadura turca. A Sr.ª Deputada Maria José Sampaio ajudou-me nesse sentido e permitiu esclarecer que esse deputado era do CDS.

Trata-se do Sr. Deputado João Porto, que aqui não está presente, mas que quando o estiver poderá, perante esta Câmara, explicar por que votou assim.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Lacerda de Queirós (PSD): - Sr. Presidente, tinha pedido a palavra para protestar contra as afirmações do Sr. Deputado Sousa Marques.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

uer dizer que tudo o que se passou, desde a apresentação dessa proposta até agora, está mais aquém daquilo que já defendíamos noutros tempos. O que fica registado é a nossa posição, tomada atempadamente.

De qualquer maneira, gostaria de dizer que o Sr. Deputado Amândio de Azevedo participou nesse debate, tendo feito por duas vezes, ainda no decorrer das votações sobre esta questão da Turquia, uma intervenção e naturalmente que isso não foi citado, porquanto o Sr. Deputado Amândio de Azevedo fez aqui este relato na sua qualidade de chefe da delegação, e não em nome pessoal.

Por último, diria que aqui, no Parlamento Português, em geral, nomeadamente por parte de alguns partidos da oposição, ressalta-se exclusivamente, dos relatos que são feitos no Conselho da Europa, o problema da Turquia.

É certo e sabido que o Conselho da Europa é, acima de tudo, um lugar onde os direitos do homem são mais defendidos. Simplesmente, estes não são apenas violados na Turquia.

Não é só a questão da Turquia que está em causa no Conselho da Europa. Para confirmar aquilo que digo, e com isto termino, um dos documentos que também foi aprovado, extremamente importante, mas que não foi aqui referido porque não se podia ter feito uma análise exaustiva, referia-se à questão da comunidade judia na União Soviética.

O Sr. Mário Tomé (UDP): - E a comunidade palestiniana em Israel?

O Sr. Silva Marques (PSD): - E o esmagamento das minorias étnicas na Albânia?

O Sr. Mário Tomé (UDP): - Vá lá ver como é tratada a comunidade grega!

O Sr. Lacerda de Queirós (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Sousa Tavares (PSD): - A Albânia é o paraíso: só lá estão o Adão e a Eva!