Vozes do PSD: - Disse mal!

O Sr. Presidente: - Para responder, se o desejar, tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Apenas para fazer um ponto rápido aos pedidos de esclarecimento. Começarei pelos últimos interventores, apesar de em relação ao último creio estarmos esclarecidos.

Relativamente ao Sr. Deputado Raul Rego, queria dizer que o fundo da minha intervenção não foi a manifestação de um regozijo pela vitória do PSOE.

O Sr. Raul Rego (PS): - Lamento muito!

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Raul Rego (PS): - Afirmação da democracia e da social-democracia!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado, relativamente a essa discussão mais pormenorizada, não a recuso - ela poderá ter lugar, se V. Ex.ª quiser, em qualquer momento-, mas o tema que eu trouxe para o Plenário não foi esse, foi o que acabei de definir.

Vozes do PSD: - Muito bem!

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

Protestos do Sr. Deputado Mário Tomé.

E se ele acaba, Sr. Deputado, isso tem um sinal fundamental - daí a minha referência aos capitães de Abril - é que das duas lutas saiu vitorioso o vector que impôs a democracia e a liberdade.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Mário Tomé (UDP): - Qual era esse vector que defendia a democracia?

O Orador: - Finalmente, creio que foi o Sr. Deputado António Vitorino, que lembrou os êxitos do socialismo no Sul da Europa. Sem dúvida, mas está a esquecer os socialistas do Norte. Então essa vitória na Suécia?...

O Sr. António Vitorino (UEDS): - É muito frio para o meu gosto!

O Orador: - Eu estou a ajudar, V. Ex.ª Estou a ajudá-lo, porque teve um lapso que, aliás, terá de explicar aos colegas...

Risos do PSD.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Você é que tem de explicar!

Vozes do PSD, do CDS e do PPM: - Muito bem!

Risos do PCP e da UEDS.

O Orador: - V. Ex.ª não consegue eliminar os fenómenos políticos só pelo facto de se rir, face a afirmações que me parecem mais ou menos objectivas.

Vozes do PSD: - Muito bem!