brancos, 5 Leonardo Ribeiro de Almeida, 115 votos; Teófilo Carvalho dos Santos, 102 votos.

Está, assim, eleito. Presidente da Assembleia da República, e como tal o proclamo, o Sr. Deputado Leonardo Ribeiro de Almeida.

Aplausos do PSD do CDS e do PPM.

Srs. Deputados, está pois concluído o processo eleitoral da Mesa para a presente sessão legislativa.

Empossados os novos membros da Mesa, peço ao Sr. Deputado Azevedo e Vasconcelos o favor de ocupar o seu lugar na Mesa.

O secretário eleito tomou o seu lugar na Mesa.

O Sr. Presidente: - Tenho agora a hora de pedir ao Sr. Presidente Leonardo Ribeiro de Almeida quê ocupe o seu lugar na presidência.

Neste momento assumiu a presidência o Sr. presidente Leonardo Ribeiro de Almeida, abraçando antes o Sr. Deputado Francisco de Oliveira Dias, com os aplausos do PSD, do CDS e do PPM, que se repetiram quando o Sr. Deputado Francisco de Oliveira Dias ocupou o seu lugar na bancada.

O Sr. Sousa Marques (PCP): - Finalmente o discurso ...!

Sr. Presidente: - Srs. Deputados, concluído o processo eleitora] da Presidência da Assembleia da República, hão-de VV. Ex.ªs permitir ao Presidente eleito que as primeiras palavras que profere sejam de saudação e de cumprimento para p que foi seu opositor neste processo, o Sr. Deputado Teófilo Carvalho dos Santos, a quem me ligam as melhores relações de amizade e as melhores recordações da luta pela liberdade e1 pela democracia em Portugal, quando elas ainda eram um sonho.

Aplausos do PSD, do PS, do CDS do PCP, do PPM, da ASDI, da UEDS e do MDP/CDE.

Quero em seguida cumprimentar o Sr. Deputado Oliveira Dias - não direi felicitá-lo porque é uma decorrência natural das qualidades de V. Ex.ª pela dignidade com que exerceu este cargo durante a sessão legislativa que precedeu a actual.

Aplausos do PSD, do PS, do CDS, do PCP, do PPM, da ASDI, da UEDS e do MDP/CDE.

É agradável o reencontro com os Srs. Membros da Mesa, alguns dos quais já trabalharam comigo durante 2 anos.

A todos VV. Ex.ªs, os Srs. Deputados, numa hora que deve ser mais de trabalho do que de palavras,, nesta primeira sessão da Assembleia da República em que, coincidentemente, me vejo eleito seu Presidente uma sessão legislativa quer é a primeira depois da entrada em vigor da nova Constituição. Sem distinção de bancada ou partido, com a cordialidade que sempre soubemos pôr no trato de 2 anos que lá vão, asseguro, para usar uma palavra que nessa altura foi grata ao

meu espírito proferir e que hoje permanece de que não serei mais do que um primus inter pares que se empenhará com VV. Ex.ªs no trabalho sério e profundo para a defesa dos valores imperecíveis da liberdade e da democracia em Portugal Casa que é o seu autêntico e primeiro baluarte.

Aplausos do PSD, do PS, do CDS, do PPM, da ASDI e da UEDS.

Srs. Deputados, está assim esgotada a ordem do dia, pelo que me resta apenas anunciar a entrada na Mesa de um projecto de lei - o n.º 373/II - sobre proibição de comercialização de cervejas w refrigerantes em embalagens não recuperáveis, subscrito pelo Sr. Deputado Borges de Carvalho e outros, do PPM. Os nossos trabalhos continuarão amanhã às 10 horas, sendo a ordem do dia a já anunciada interpelação ao Governo.

O Sr. Vítor Crespo (PSD): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Vítor Crespo (PSD): - Sr. Presidente Srs. Deputados: Em nome da minha bancada, gostaria de cumprimentar o Sr. Presidente cessante, Deputado Oliveira Dias, e expressar-lhe o nosso apreço pela grande dignidade, dedicação e elevação com que dirigiu a Assembleia da República.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - desejo também apresentar os nossos cumprimentos, os cumprimentos da bancada do PSD, e as saudações fraternas ao Sr. Presidente eleito, Leonardo Ribeiro de Almeida, e manifestar o nosso regozijo pela sua eleição, não apenas por se tratar de um social-democrata, mas fundamentalmente por ser para nós a plena garantia de que dirigirá os trabalhos com a elevação e a isenção que lhe conhecemos e que fez jus da nossa maior consideração.

Aplausos do PSD, do CDS e do PPM.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr. Deputado.

O Sr. Cavaleiro Brandão (CDS): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.